A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) lançou no início da tarde desta quarta-feira (27), no Palácio de Karnak, em Teresina, o Plano Estadual de Oncologia.
Inédito na saúde pública do estado, o plano faz parte de uma estratégia conjunta entre o Estado, Municípios e o Ministério da Saúde, no intuito de ampliar o acesso dos pacientes oncológicos a serviços de saúde de qualidade.
A cidade de Picos, que é sede do território do Vale do Guaribas, foi contemplada com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. A implantação no município é parte de um planejamento estratégico com vistas a expansão da cobertura assistencial no Piauí.
O prefeito Kleber Eulálio (PMDB) participou do lançamento e afirmou que o plano irá beneficiar os pacientes oncológicos da cidade e região, diminuindo suas viagens a Teresina para tratar de doenças mais graves. “Esperamos que o plano seja implantando em breve, porque quando as unidades de saúde estiverem credenciadas, o paciente vai poder ir e voltar no mesmo dia quando for dar continuidade ao tratamento”, disse o prefeito.
Além de Picos, está prevista a implantação de uma Unidade de Alta Complexidade, também, no município de Parnaíba, sede do Território da Planície Litorânea; outra ÂÂ na ÂÂ cidade de Teresina – sede do Território Entre Rios e no município de ÂÂ Bom Jesus.
Além do gestor municipal de Picos, participaram da solenidade o secretário de Saúde do estado, Mirócles Veras; o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) e ÂÂ o presidente da APPM, Arinaldo Leal, entre outras autoridades .
Fonte e Foto:Ascom