Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão do segundo semestre

A primeira a usar a tribuna da câmara foi à vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal do PSB

30/08/2014 | Edivan Araujo
/

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (29) sobre a presidência do vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB, sua segunda sessão ordinária do segundo semestre. Na sessão desta sexta não foi apresentado nenhum requerimento pelos vereadores.

A primeira a usar a tribuna da câmara foi à vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal do PSB, que falou que o bebedouro da localidade Cajazeiras está desativado devido o prefeito Ricardo Gonçalves anunciar que vai fazer uma reforma, e que logo depois voltará funcionar normalmente.

Sobre o uso da ambulância no município a edil disse que muitas pessoas estão usando de maneira inapropriada, pois alguns procedimentos podem ser feitos em Santana e algumas pessoas preferem ir para a cidade de Picos, com isso, quando se precisar de fato pode comprometer o atendimento. Ela disse ainda que a população precisa entender o quanto é importante preservar o patrimônio público do município, e quando se usa de maneira errada termina causando dano.

O segundo usar a tribuna foi o presidente Chico Borges que falou que o dever do parlamentar é fiscalizar a gestão pública, com isso não quer dizer que ele vai atrapalhar, ao contrário pode ajudar e muito, principalmente colocando a câmara municipal com parceira no processo administrativo, disse.

Chico Borges disse ainda que vários projetos estão sendo executados no município, onde muitos deles são através de recursos federais com contra partida da prefeitura e outros, os recursos estão vindo direto do governo federal. O parlamentar aproveitou para lembrar a todos que a cavalgada da independência que será realizada em Santana já é tradicional e deverá entrar no calendário cultural, pois a mesma acontece todos os anos.

O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PSD, falou que a questão do bebedouro público da localidade Cajazeiras é um problema que vem se arrastando há bastante tempo, já esteve fechado, depois foi aberto e agora está fechado novamente, mais espera que depois da reforma não feche mais, disse.

Sobre a divulgação das obras do município que estão em execução, ele disse que o maior interessado é a prefeitura, para isso, existe uma assessoria de comunicação lá para fazer esse trabalho, e cabe somente ao gestor mostrar o que está sendo feito, e não cabe à câmara fazer esse papel que é da administração municipal, frisou.

Já o vereador Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) do PR, disse que o Programa Garantia Safra desse ano ainda não foi anunciado pela prefeitura enquanto outros municípios já estão fazendo as inscrições, mais que em Santana não existe nem previsão para isso, embora o período seja esse, disse.

Ainda sobre o referido programa o parlamentar disse que falou com o coordenador no Estado Matias Cabral, e que este informou que o município de Santana não mandou nada para lá nesse sentido, mais espera que o prefeito anuncie quando vai começar as inscrições e quais serão os critérios desse ano, falou ele.

Facebook