A Eletrobras Distribuição Piauí entrega nesta quinta-feira (21) para a população do município de Simões, localizado a 452 quilômetros da capital, com a presença do governador Wilson Martins, deputados, prefeitos da região, representantes da concessionária e outras autoridades, uma subestação e uma linha de distribuição. As construções são obras de reforço ao Programa Luz para Todos-PLPT e beneficiarão às populações de dez municípios da região sudeste do estado.
A subestação, em tensão de 34,5/13,8 kV e potência de 6,25 MVA, é a primeira, de sete que serão entregues este ano, construídas pela Eletrobras Distribuição Piauí com recursos do Programa Luz para Todos. Esta obra possibilitará atender aos consumidores com energia elétrica em níveis de tensão mais elevados e com maior confiabilidade, além de aumentar a oferta de energia, beneficiando, diretamente, às populações dos municípios de Simões, Caridade e Curral Novo, com reflexos em Marcolândia, Caldeirão Grande, Alegrete do Piauí, Campo Grande, Vila Nova, Francisco Macedo e Padre Marcos, num total de aproximadamente 61 mil habitantes.
Para energizar a subestação de Simões, a Eletrobras Distribuição Piauí construiu a linha de distribuição, em 34,5 kV, com 60 km de extensão, ligando a subestação de Jaicós à subestação de Simões. O investimento nas duas obras foi de R$ 4,4 milhões.
Os benefícios da nova subestação serão sentidos tanto na zona rural como urbana, principalmente no fortalecimento da economia, geração de emprego e renda e do setor educacional dos municípios atendidos. A conclusão desta obra vai trazer uma melhora imediata na qualidade da energia distribuída, pois a capacidade de atendimento da concessionária aumentará, beneficiando não só os novos consumidores, como toda a população regional.
Na economia, as obras contribuirão para atrair mais indústrias, principalmente, porque Simões está localizado em área aonde foi descoberta grande concentração de ferro no subsolo. Outro produto explorado na região é o gesso, e, com a oferta de energia elétrica de qualidade e confiabilidade elevadas, empresários desses e outros ramos já planejam ampliar suas instalações e a expansão de novas indústrias a exemplo de fabricas de processamento da mandioca (farinha e goma).
As demais subestações de energia em construção através do Programa Luz para Todos, estão previstas para serem concluídas até setembro de 2011, nos municípios de Santo Antônio de Lisboa, Regeneração, Ribeira do Piauí, Santa Filomena, Caracol e José de Freitas.
Em Simões, até junho deste ano, foram atendidas cerca de 1.400 famílias rurais por meio do Programa Luz para Todos, o equivalente a 7.000 mil pessoas, trazendo significativas melhorias para o fomento da agricultura familiar e conforto para essas famílias que há mais de cinquenta anos sonhavam com a chega da energia elétrica em seus domicílios.
Os investimentos aplicados no município de Simões, com a construção da subestação, linha de distribuição e ligações de domicílios rurais, alcançam a ordem de R$ 11,5 milhões.
Fonte: ASCOM
IMagem: Divulgação