Aconteceu durante todo o dia de ontem sexta-feira (05)Â na Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo, núcleo de Picos, a campanha “Doação de Sangue um ato de amor e responsabilidade coletiva”, organizada pelos alunos do III período de Enfermagem, juntamente com a professora da IES Márcia Valéria e a coordenação do referido curso.
A iniciativa do ato de solidariedade surgiu a partir de um projeto de pesquisa dos acadêmicos dentro da disciplina de fisiologia, e da constatação da grande demanda que o Hemocentro Regional de Picos (HEMOPI) possui. O mesmo atende não só a população da cidade, mas também 59 municípios da região.
De acordo com a discente do curso Bruna Rodrigues a iniciativa é importante e totalmente positiva, uma vez que a universidade está dando um retorno para a sociedade. “Sabemos que o HEMOPI sempre está precisando repor o seu estoque, sendo assim estamos dando a nossa contribuição para centenas de pessoas que mensalmente fazem utilização dos seus serviços”, disse.
Bruna Rodrigues - aluna de enfermagem
A estudante acrescenta que toda a comunidade acadêmica deveria pensar e elaborar mais estratégias e projetos que atendam as necessidades da população. “Não só o curso de enfermagem, mas todos os dez cursos da UESPI de Picos deveriam estar realizando campanhas voltadas para sociedade picoense”, finalizou.
DOADORES
A pessoa para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, estar se sentindo bem (ter dormido pelo menos 6h na noite anterior a doação), estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Ascom/Uespi