Uma tradição que busca lembrar a todos a nossa origem sertaneja, assim pode ser definida a Marcha dos Vaqueiros, que, nesse 07 de Setembro 2014, chegou a sua oitava edição, sempre bem representada por pessoas que até hoje fazem dessa a sua profissão. Organizada pelos vaqueiros santanenses a VIII Marcha contou, como sempre, com a parceria da Prefeitura de Santana do Piauí na pessoa do prefeito Ricardo José Gonçalves.
Dessa vez, antes da grande passeata pelas ruas e avenidas da cidade, os vaqueiros participaram de uma missa, celebrada pelo Pe. Adalto Vieira, na Igreja de São Pedro Operário. A missa começou por volta das 7h00 e foi organizada em grande parte por membros da Secretaria de Educação, com direito a música de aboio cantada dentro da Igreja.
Em seguida foi oferecido um café da manhã para todos os que participaram e acompanharam a VIII Marcha dos Vaqueiros na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI). De lá, todos saíram em passeada. Os vaqueiros foram organizados em filas de três. À frente ia a bandeira do Brasil.
A passeata não era apenas formada por vaqueiros, mas foi seguida por um grande número de pessoas em motocicletas e em automóveis.
Para o prefeito Ricardo José Gonçalves, a primeira marcha realizada na sua administração, foi um sucesso de público e organização. Ele sempre lembra a importância desse evento como forma de preservar a cultura piauiense, arraigada à figura do vaqueiro.
Em 2013 não houve a marcha devido o falecimento de um dos apoiadores. Durante os oito anos da gestão Valdenilson Dias Borges foram realizadas sete marchas, o que fez desta a oitava.
Fonte: ASCOM