Matéria / Cidades

Número de homicídios em Picos diminui 75% até o mês de setembro

De acordo com dados da PM, no ano de 2010 foram registrados 19 homicídios. No ano de 2011, o número reduziu para 18

11/09/2014 | Edivan Araujo
/

Como resultado das operações itinerantes e de policiamento ostensivo da Polícia Militar do Estado, Picos vem reduzindo a cada ano o número de homicídios na cidade. Até este mês, a cidade modelo reduziu 75% o índice de homicídios, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, 5 homicídios foram registrados até o mês de setembro na cidade.

De acordo com dados da PM, no ano de 2010 foram registrados 19 homicídios. No ano de 2011, o número reduziu para 18. Já no ano 2012, foram 14. Em 2013, o número caiu ainda mais, sendo registrados apenas 9 homicídios. E até o mês de setembro de 2014, foram registrados 5 homicídios na cidade.

Segundo o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Picos, coronel Wagner Torres, a redução da criminalidade e, consequentemente, do número de homicídios, se deram pelas ações estratégicas da PM e da intensificação do policiamento ostensivo.

“Nós intensificamos o policiamento ostensivo com a realização de blitz e barreiras nas entradas e saídas da cidade. Além disso, realizamos abordagens diuturnamente, o que culminou na prisão de traficantes e na prisão de pistoleiros”, disse.

Outra estratégia usada no combate e prevenção de crimes foi a divisão do município em três zonas de atuação.

“Nós dividimos a cidade em três zonas. Em cada uma colocamos duas viaturas, além dessas, ainda deixamos quatro viaturas de apoio, para prestar ajuda a todas as zonas do município. Desta maneira, os moradores ficam em contato direto com os policiais que estão perto deles. Outra medida foi colocar um celular em cada viatura, desta maneira, além do número central da PM, os cidadãos têm a possibilidade de ligar direto para a viatura responsável pela sua zona”, explicou.

Fonte: GP1

Facebook