A transferência para a nova sede da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus de Picos, localizada no bairro Altamira, finalmente será realizada. Após dois meses de espera, devido a impasses por parte da Eletrobrás, que havia impedido o ligamento da subestação, os alunos tiveram que começar as aulas no prédio antigo, localizado no bairro Junco.
Mas a situação foi resolvida, nesta quinta-feira (11), em que os técnicos da Eletrobrás, realizaram a ligação, para o fornecimento da energia elétrica do prédio. Agora com energia será feito alguns procedimentos, como instalação de quadros, bebedouros e a montagem do mobiliário para que os arquivos possam ser transferidos para sua nova sede, no KM -299 da Br -316.
De acordo com o diretor da Uespi de Picos, Evandro Alberto, o prédio tem uma subestação de grande porte para abastecer a demanda do novo campus de Picos. “É um transformador de 500kvas. Ele garante a carga demandada, com folga. Então em relação à energia nós estamos tranquilos, então, Â por conta disso a universidade não vai parar de funcionar”, afirmou o diretor.
Após a limpeza do novo prédio e a montagem dos equipamentos, com as devidas instalações necessárias de funcionamento, os alunos serão transferidos para o novo campus. Â “ Hoje estamos trabalhando de forma precária sem as condições necessárias de acomodação, por falta de sala de aula. Tem turma que faz malabarismo para poder conseguir sala. Tem gente assistindo aula em salas improvisadas, mas essa situação será sanada totalmente com o novo prédio”.
“Ficamos cobrando diariamente à construtora e a  Eletrobrás, a própria administração superior também, de forma que segunda-feira foi assinado o contrato com a Eletrobrás, em Teresina. A construtora mandou uma equipe técnica para o local e juntamente com equipe da Eletrobrás, e finalmente a subestação foi energizada, contemplando a luta e esforço de todos os uespianos”, disse o diretor Evandro Alberto.
Desde julho que houve uma articulação intensa por parte da administração e da representação dos alunos buscando resolver a situação. Â O deputado Tadeu Maia fez pronunciamento na Assembleia, com o a parte dos deputados Nerinho, Belê e outros parlamentares do Estado. A deputada Iracema encaminhou ofício ao presidente da Eletrobrás e informou cada passo das conversações, o Ministério Público encaminhou ação recomendatória e a direção do Campus de Picos, com a reitoria e pró-reitoras passaram a monitorar a situação, buscando garantir que o problema fosse solucionado.Â
Com relação ao transporte de alunos, a empresa de transporte que atua na cidade já está fazendo treinamento com o pessoal (motorista e cobradores ) para atender a extensão da linha e transportar os alunos até à universidade. Â “Já apresentamos a demanda de horários e a necessidade do transporte. A diretora da empresa já nos garantiu que foram adquiridos ônibus suficiente para atender a demanda e que o pessoal já está em treinamento” ,disse.Â
Toda a comunidade acadêmica poderá desfrutar da nova sede apropriada, com Auditório climatizado e equipado com poltronas confortáveis com capacidade para 200 pessoas, 24 salas de aula climatizadas, quadra poliesportiva, e espaços para a instalação dos laboratórios de biologia, enfermagem, agronomia, comunicação social e educação física. O prédio conta com dois laboratórios de informática já totalmente equipados. Além de amplo estacionamento, biblioteca e sala de estudos.
Ascom-Uespi de Picos