Matéria / Cidades

Bráulio Bessa, criador da página “Nação Nordestina” empolga público no SaliPicos

Bráulio emocionou o público sobre a importância de valorizar a cultura nordestina

13/09/2014 | Edivan Araujo
/

Da cidade de Alto Santo – CE para o Nordeste, e para o Mundo. Esta afirmação se ajusta perfeitamente ao analista de sistemas, ativista da cultura nordestina e criador da fan page – Nação Nordestina, Bráulio Bessa, que esteve na noite de sexta-feira, 12, no II Salão do Livro de Picos ministrando a palestra “Cultura Nordestina, redes sociais e empreendedorismo: A cabeça é chata, a palestra, não ”.

Durante mais de uma hora, Bráulio Bessa empolgou o público demonstrando o perfil do nordestino desde ao seu vocabulário irreverente como as nossas riquezas culturais, numa reverberação de valorizar os costumes da nossa terra.

Em entrevista ao Portal RiachaoNet Bráulio explica que realizar palestras tem lhe proporcionado novas sensações, pois o mesmo não mais se limita ao computador, agora pode ter o contato corpo a corpo com as pessoas, e falar ainda mais diretamente. “Contar a minha história e inspirar pessoas, inspirar a acreditarem em seus sonhos. As minhas palestras são para aflorar este incentivo a cultura nordestina, de se ter orgulho de ser nordestino”  pontua Bráulio.

Fan page Nação Nordestina - Foto: Reprodução/ Facebook

“Defender a cultura nordestina é defender a minha história”

É com este sentimento que Bráulio Bessa vem perpetuando e reforçando através das redes sociais virtuais a cultura nordestina. Segundo ele, o nordestino anteriormente não expressava suas raízes na web, e com a mobilização que se gerou em torno da fan page –  Nação Nordestina, que atualmente possui um milhão de seguidores, este movimento passa a ter outra conotação.

Sobre a ambiguidade entre o uso das redes sociais para difundir a cultura nordestina, Bráulio explica que este paradoxo é realmente questionado, pois a tecnologia é apontada como uma grande vilã que vem contribuindo para enfraquecer as raízes do homem. “Você usa exatamente a vilã como arma. Então quando eu vi as redes sociais eu percebi que existia uma abertura e uma carência principalmente de cultura ali, e logo imaginei que as pessoas poderiam se identificar porque a “nordestinidade” está em alta”, disse o palestrante.

Para Bráulio o segredo para se ter sucesso nas redes sociais está em fazer uso da criatividade, assim a chance de atingir um maior número de pessoas é bem maior.

Projetos

Bráulio Bessa disse que a ideia é dar continuidade aos seus projetos, como a realização de palestras, a fan page “Nação Nordestina”, além da Agência Alumiar e parcerias com vários meios de comunicação regionais. Quando perguntado sobre a possibilidade de criar um livro, ele afirmou que já há conversas com editora, e o que este projeto deve ser dado prosseguimento.

Fonte: Riachão Net

Facebook