O juiz Ronaldo Paiva Nunes Marreiros da 72ª zona eleitoral cassou o mandato do prefeito de Flores do Piauí Evaldo Ferreira da Costa e de seu vice Manoel Gomes da Silva por compra de votos.
A ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) foi impetrada pela coligação "A Vitória Que o Povo Quer" do candidato derrotado Raimundo Gonsaga dos Santos que acusou o prefeito Evaldo Ferreira de comprar votos mediante a entrega de dinheiro para eleitores para não votarem nas eleições de 2012 retendo seus documentos (título de eleitor e carteira de identidade).
Na sentença o juiz cassou o diploma do prefeito Evaldo Ferreira e de seu vice e os declarou inelegíveis por 8 anos. Foi aplicada ainda uma multa de 20 mil UFIR para cada um dos condenados.
O juiz indeferiu o pedido de diplomação da parte autora em razão de os votos nulos atingirem mais da metade dos votos da eleição municipal de Flores do Piauí de 2012.
A decisão é do dia 23 de setembro, mas somente foi publicada nesta terça-feira (07).
Com a interposição do recurso a execução da sentença estará suspensa até o trânsito em julgado ou confirmação da mesma pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Fonte: GP1