Matéria / Cidades

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização

26/07/2011 |
/



Com a preocupação de garantir os lanches como espetinho, cachorro-quente e pizza que são oferecidos na cidade no período noturno, a Vigilância Sanitária de Picos tem intensificado a inspeção de estabelecimentos na área de alimentação.


Durante a fiscalização é realizada à avaliação da situação e condições do local de comércio, dos equipamentos e utensílios usados na manipulação dos alimentos, do pessoal na área de produção/manipulação/venda, das matérias primas e produtos expostos a venda, do fluxo de produção e do controle de qualidade do produto.


De acordo com a coordenadora da vigilância sanitária em Picos, Lúcia Neiva, ao todo são 3.895 pontos que são fiscalizados pelo o órgão, com o objetivo de conscientizar os comerciantes para que eles atendam as normas de higiene.


"Anualmente são realizadas vistorias em todos os pontos de comercialização de alimentos, para verificar o padrão dos mesmos e não existe um histórico de intoxicação alimentar em Picos, isso nos deixa satisfeitos e com uma margem de segurança, que os produtos estão sendo feitos da maneira correta. Vale ressaltar que a grande maioria das pessoas que realizam o comércio de alimentos na cidade são pessoas idôneas, que fazem do comércio de alimentos uma complementação da renda" explicou Lúcia.


Segundo a Vigilância Sanitária de Picos para comercializar alimentos, como o espetinho, por exemplo, é necessário vários cuidados, como o condicionado correto da carne e acompanhamentos, a higiene do local desde mesas e cadeiras, o uso de material de higiene pelo o responsável do estabelecimento, como toca, máscara e luvas e o cuidado de sempre verificar a validade e procedência do produto.

Dona Cleide Maria comercializa espetinho a 7 anos em um ponto na rua Francisco Pereira, bairro Centro e afirma que nunca teve problemas de intoxicação alimentar. "Procuro sempre oferecer o melhor para meus clientes, o que eu produzo no dia, se não comercializar descarto", disse a comerciante.


A vigilância sanitária de Picos realiza constantemente trabalhos educativos, como palestras, mini-cursos e vistorias, com a finalidade de oferecer o melhor produto a população. Para denunciar qualquer irregularidade pode ligar para o telefone da Vigilância Sanitária (89) 3415 4252.

 

Fonte: Secom

Facebook