A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (24) mais uma sessão legislativa sob a presidência do vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB, onde foi apresentado um requerimento pedindo recuperação de estradas na zona rural do município, além de outras discussões que acaloraram os debates.
O requerimento apresentando pelo vereador Chico Borges que foi aprovado por unanimidade pelo plenário, pedia ao executivo santanense, a recuperação da estrada que dar acesso à residência da Senhora Maria dos Santos na localidade Lagoa Seca; no mesmo requerimento o parlamentar ainda pede que seja feita a recuperação da estrada que liga Santana do Piauí à localidade Engano dos Porém.
Em seu pronunciamento o autor do requerimento disse que devido à má conservação das estradas terminam descobrindo pedras pontiagudas que podem danificar os pneus dos veículos que trafegam naquela região, principalmente no que se refere ao transporte escolar.
Sobre as obras do município que estão em execução, o parlamentar disse que as maiores dificuldades encontrada hoje é porque os recursos dos convênios têm demorado muito a chegar, o que termina comprometendo a finalização da obra. Sobre a reforma do posto de saúde do Povoado Lagoa dos Marcelinos, ele disse que em 2009 o mesmo havia feito um requerimento pedindo, assim como também a construção do calçamento, e que na época o executivo havia sinalizado que iria fazer através de convênio, então está esperando que isso aconteça de fato, lembro ele.
O vereador Francisco Pedro (Chico Pedro) do PR (foto ao lado), disse que o modelo de gestão hoje existente no município de Santana do Piauí é muito preocupante, pois tem percebido que não existe controle administrativo, o que deixa margem a dúvida, e quando isso acontece fica difícil para se ter uma gestão plena.
Chico Pedro disse ainda que os recursos têm entrado mensalmente no município e não entende por que a atual administração tem passado por tantas dificuldades chegando ao ponto de atrasar salários de alguns servidores, principalmente contratado.
Em sua falara o vereador disse que numa administração o gestor precisa buscar apoio no poder legislativo como forma de melhorar o trabalho, e que os reveadores estão a disposição para dialogar e buscar uma saída, mesmo sabendo que a crise que assola o país é muito grande, frisou.
O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PSD, disse que fez um levantamento junto ao portal da transparência do governo federal e observou que os recursos que já entraram no município de Santana são altíssimos e não entende porque está existindo atrasos salariais dos servidores municipais.
O parlamentar disse ainda que em relação ao Matadouro Público Municipal que está sendo reformado foi um pedido seu através de requerimento apresentado na câmara municipal, e que o prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB) o atendeu, mais que a empresa responsável pela reforma da obra, simplesmente abandonou tudo e inclusive levou a placa que indica valor do recurso e data de conclusão, e que cabe agora ao município cobrar providências nesse sentido.
A vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal (PSB), disse que ficou feliz com os resultados das eleições do primeiro turno em Santana, pois o mais importante foi que tudo transcorreu normalmente, e espera que para esse segundo turno seja tudo em paz.
A vereadora aproveitou para dizer que no próximo dia 08 de novembro haverá um encontro com educadores para discutir projetos do Programa Mais Educação através da rede municipal de ensino.