Matéria / Geral

Implantes poderá tornar os óculos para leitura coisas do passado

Um implante ocular fino circular poderia reparar a presbiopia

27/10/2014 | Edivan Araujo
/

Um implante ocular fino circular poderia reparar a presbiopia (popularmente conhecida como "vista cansada" (caracterizada por um enrijecimento dos músculos ciliares), de acordo com pesquisa apresentada no domingo durante a reunião anual da Academia Americana de Oftalmologia.

O dispositivo criou um certo alvoroço porque corrigiu a presbiopia em 80% de participantes de testes clínicos, sem interferir em sua capacidade de ver à distância.

Ele foi testado em 507 pacientes com idades entre 45 e 60 anos nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, com presbiopia e que não eram míopes.

Durante uma análise de três anos, a visão dos participantes melhorou para 20/40 ou melhor, o mínimo necessário para ler um jornal e dirigir um carro.

O aparelho em formato de rosca é flexível, medindo 3,8 milímetros de diâmetro, com furo de 1,6 mm. Ele age como uma abertura de câmera, estreitando e ampliando para permitir que o usuário se concentre em seus turnos de olhadas de perto e de longe.

O procedimento de inserção leva apenas dez minutos.

O KAMRA Vision aguarda a aprovação da FDA (órgão americano com as mesmas responsabilidades da Anvisa aqui no Brasil) nos EUA, mas está disponível na Ásia, Europa e América do Sul.

Outros tipos de dispositivos embutidos na córnea que estão sendo desenvolvidos para o mercado dos EUA incluem o Raindrop Near Vision Inlay e Presbia Flexivue Microlens.


Fonte: com informações do MSN

Facebook