Matéria / Cidades

Crise financeira afeta Picos e prefeito fala em dificuldades

O prefeito disse ainda que o Governo Federal precisa tomar atitudes enérgicas para tentar sanar a situação precária dos estados, sobretudo do Piauí.

07/11/2014 | Edivan Araujo
/

Com uma crise financeira devido aos cortes dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para os municípios algumas cidades do Piauí têm passado por dificuldades, mesmo aquelas com maior potencialidade econômica como é o caso de Picos, pois essa semana o prefeito Kleber Elálio do PMDB, disse que a grande maioria dos municípios terão dificuldades para pagar inclusive o 13º salário, no caso de sua cidade algumas secretarias não fizeram o pagamento ainda.

Uma das secretarias que apresenta uma maior dificuldade para fazer os pagamentos inclusive de salários, e a Secretaria Municipal de Saúde aonde alguns setores do órgão chega a quase dois meses de atraso de salário, disse um servidor que pediu para seu nome não ser divulgado.

Outra secretaria que tem passado por dificuldades financeiras é a Secretaria Municipal de Educação, onde na semana passada o secretário Pe. Walmir Lima deu uma entrevista para imprensa fazendo alguns esclarecimentos sobre os problemas da pasta que ele administra.

De acordo com alguns interlocutores da atual gestão municipal, o problema tem se agravado ainda mais por os repasses do governo federal é o que da viabilidade de funcionamento das prefeituras e com esses cortes do FPM, ficará cada vez mais difícil embora a Prefeitura de Picos tenhas vários fontes de arrecadação devido a potencialidade do comércio local.

“Se antes de cair [os recursos] já estava difícil imagina agora com a redução. Os municípios vão ficar impraticáveis. A perspectiva de crescimento de todo o país é praticamente zero”, lamentou Kleber.

O prefeito disse ainda que o Governo Federal precisa tomar atitudes enérgicas para tentar sanar a situação precária dos estados, sobretudo do Piauí.

Entenda com matéria abaixo:

Kleber Eulálio lamenta situação precária dos municípios

Facebook