Aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), nas dependências da Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina, um encontro com os prefeitos de Santana do Piauí, Ricardo Gonçalves (PMDB), de Sussuapara Edvardo Rocha (PSDB) e de São José do Piauí, Atiano Bezerra (PMDB).
Além dos prefeitos estiveram presentes também os vereadores Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) de Santana do Piauí, Zezinho de Urbano presidente da Câmara Municipal de Sussuapara e Airton Ferreira presidente da Câmara de São José do Piauí, ainda participara também da reunião o controlador do município de Santana, Amauri Henrique e o vereador por Sussuapara, Zé de Valdim.
A reunião que aconteceu através da Comissão de Estudos Territoriais do Piauí (CETE) serviu para debater litígios territoriais entre os três municípios onde teve a mediação do representante da comissão, Dr. Bartolomeu e do representante da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM), Francisco Ferreira de Lima.
As localidades envolvidas em litígio territorial entre os municípios de Santana, Sussuapara e S. José sãos: Várzea do Engano, Camarada, Pedra Furada e Barreiro Branco.
Segundo informou Chico Borges foi acordado que a localidade Várzea do Engano, que fica no limite dos dois municípios, passa a ser jurisdicionado agora somente a cidade de Sussuapara.
No entanto, segundo o parlamentar, o acordo ainda passará por votação na Câmara Municipal de Santana do Piauí, onde será levada em consideração a vontade dos moradores da referida comunidade.No tocante ao Povoado Barreiro Branco, Chico Borges adiantou que será feita consulta popular, entre os moradores locais, para que eles possam opinar entre e dizer se que ficar em Santana, Sussuapara ou a S. José, ou ainda, continuarem pertencendo aos três municípios.
No que diz respeito aos Povoados de Pedra Furada e Camarada, o vereador informou que com base na vontade dos seus respectivos moradores, ambos continuarão pertencendo a Santana e Sussuapara.
O presidente do legislativo santanense informou ainda que a questão dos limites territoriais, entre os três municípios, só será totalmente definida, quando as áreas em questão forem delimitadas e os acordos forem votados nas câmara municipais e estadual e sancionado pelo Governo do Piauí.
Com informações do Santanahoje
Texto cimplementar Agoared.com