/
Foi mais sofrido do que a torcida podia imaginar. Mas o Cruzeiro conquistou neste domingo o título do Brasileirão 2014 com duas rodadas de antecedência. Com o gramado encharcado por causa da chuva, o time celeste derrotou o Goiás, por 2 a 1, e pôde comemorar diante de mais de 50 mil torcedores o quarto título brasileiro, o segundo de forma consecutiva.
A partida foi difícil para o Cruzeiro, que saiu na frente e sofreu o empate, mas conseguiu virar a partida na etapa final. Com gols de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, o time celeste foi 76 pontos, manteve os sete pontos diferença e não pode mais ser alcançado pelo segundo colocado, São Paulo. Nas rodadas finais, enfrenta Chapecoense e Fluminense apenas para cumprir tabela.
A confirmação do título neste domingo dá mais tranquilidade para o Cruzeiro se dedicar apenas à final da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, contra o rival Atlético-MG, no Mineirão. Depois de ter sido derrotado no jogo de ida por 2 a 0, o time celeste terá de vencer por três gols de diferença ou devolver o placar e levar a decisão para os pênaltis.
O Goiás permaneceu com 44 pontos e caiu para o 13º lugar. O time goiano ainda precisa pontuar nas rodadas finais, contra Atlético-PR e Chapecoense, para não correr risco no final da competição.
CRICIÚMA EMPARA COM FLA E CAI O Criciúma está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time catarinense não teve forças para driblar a má campanha e empatou por 1 a 1 com o Flamengo, no estádio Castelão, em São Luís. Os gols de Elton e Cleber Santana encerraram qualquer possibilidade matemática de evitar a queda.
Os cariocas foram aos 48 pontos e ocupam a 10ª colocação. Na próxima rodada, o Rubro-negro enfrenta o Vitória, sábado, às 21h (de Brasília), em Manaus. O Criciúma soma 31 pontos e amarga a lanterna. O próximo adversário será o Sport, também no sábado, às 19h30, no Heriberto Hülse.
SÃO PAULO BATE SANTOS E ESTÁ NA LIBERTADORES O São Paulo venceu o Santos por 1 a 0 neste domingo, na Arena Pantanal, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, com um gol do jovem Boschilia no segundo tempo. A vitória não evitou o título do Cruzeiro, que venceu o Goiás no Mineirão, mas garantiu a vaga do tricolor paulista na Copa Libertadores da América do próximo ano.
Como já havia adiantado o técnico Muricy Ramalho, o São Paulo entrou em campo com um time misto. Kaká, Ganso, Luis Fabiano, Michel Bastos e companhia iniciaram o jogo no banco de reservas. Os dois primeiros, inclusive, não foram aproveitados no clássico.
FIGUEIRENSE VENCE E FICA NA SÉRIE A O Figueirense está livre do rebaixamento. O time comandado por Argel superou o Vitória por 2 a 0 na tarde deste domingo, no Orlando Scarpelli, e desta forma confirmou matematicamente a sua permanência na elite do futebol nacional. A equipe baiana, por sua vez, ampliou suas chances de descenso e não depende mais só de suas forças para seguir na Série A em 2015.
Com o resultado, o Vitória estaciona nos 38 pontos e pode já terminar este domingo na zona de rebaixamento. Para que isso aconteça, basta o Coritiba conquistar ao menos um empate dentro de casa, contra o Palmeiras, às 19h30. O Figueirense, por sua vez, alcança os 46 pontos, assume o 12º lugar e abre, ao menos por enquanto, oito pontos do 17º colocado.
FLU EMPATA COM SPORT Três dias depois da goleada por 4 a 1 sofrida diante da Chapecoense, o Fluminense ficou apenas no empate por 1 a 1 na tarde deste domingo com o Sport, na Arena Pernambuco, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, e depende de um milagre para ir à Libertadores em 2015. O Tricolor depende de uma improvável combinação de resultados para seguir na briga por uma vaga na competição internacional.
O Fluminense terá apenas mais duas partidas no Campeonato Brasileiro para pontuar e está com 58 pontos, cinco a menos que o quarto colocado, o Corinthians, que ainda enfrentará o Grêmio pela 36ª rodada neste domingo. As duas equipes, coincidentemente, se enfrentam no próximo final de semana pela jornada seguinte.
Fonte: Com informações do UOL