Matéria / Geral

Farmacêuticos e estudantes realizam manifestação contra medida provisória em Teresina

A MP vai contra a Lei 13.021/2014, que reconhece a presença obrigatória do farmacêutico e transforma as farmácias em estabelecimentos de saúde.

25/11/2014 | Edivan Araujo
/

Na manhã desta segunda-feira (24) Farmacêuticos e estudantes do curso de farmácia realizaram uma manifestação no canteiro central da Av. Frei Serafim contra a Medida Provisória 653/2014, que flexibiliza a presença do farmacêutico nas pequenas drogarias e prevê que as micro e pequenas farmácias não se enquadrem como estabelecimento farmacêutico.

A MP vai contra a Lei 13.021/2014, que reconhece a presença obrigatória do farmacêutico e transforma as farmácias em estabelecimentos de saúde.

A votação do relatório da MP estava prevista para o dia 19 de novembro, no Senado Federal. Após pressão do grupo de farmacêuticos de Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) de todo o país, contrário às propostas do documento, ela foi adiada para esta terça-feira (25).

O Presidente do CRF-PI, Ítalo Rodrigues, afirma que o principal objetivo da manifestação é mostrar para a população a importância do profissional farmacêutico nas farmácias e drogarias.

Farmacêuticos e estudantes realizam manifestação contra medida provisória em Teresina(Imagem:reprodução)

Segundo ele, o protesto é contra a MP principalmente pelo fato de tirar a obrigatoriedade do farmacêutico de ficar na farmácia e tirar do conselho o poder de fiscalizar esses estabelecimentos e acabar com essa questão de assistência remota, porque não existe consulta com médico por telefone e nem com farmacêutico, então a população tem que entender a importância do profissional.

Ítalo também comentou que o conselho não pretende ficar de braços cruzados caso a MP seja aprovada e que se aprovada, irão ajuizar uma ação de inconstitucionalidade.

Fonte: GP1

Facebook