Uma palestra com o professor da Universidade Federal do Piauí, Edwar Castelo Branco marcou ontem, 28, a abertura do XIII Seminário de Literatura Piauiense e X de Literatura Picoense. As atividades prosseguem por todo este sábado, 29.
Â
O evento é realizado pela Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) e ocorre no auditório da própria entidade, situada a praça João de Deus Filho, no centro.
Â
Na solenidade de abertura ontem à noite, o presidente da Alerp, jornalista Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), destacou a importância do evento, que acontece anualmente. Ressaltou também a passagem dos 25 anos da entidade, fundada no dia 22 de outubro de 1989 por iniciativa de intelectuais de Picos e região.
Â
Ainda ontem aconteceu o lançamento do livro “Antologia da Alerp – 25 anos” e performance com o ator Jesualdo Alves. Antes da abertura retreta com a Banda de Música do Município.
Â
Programação
Â
Neste sábado, 29, a programação segue a partir das 8h da manhã com música ao vivo com Ericlis e logo depois palestra com Cássio Gomes e recital com Jurdan Gomes. As 10h30 palestra com a professora da Universidade Federal do Piauí, Cristiane Pinheiro.
Â
Na parte da tarde, às 14h, musical com Solon Reis e em seguida a palestra “Projeto A Cor da palavra: a poesia nas ondas do rádio”, com a professora do IFPI, Ana Karina Barbosa Sampaio. Haverá participações especiais do radialista Ray Júnior, da Rádio Cidade Modelo FM e da aluna do curso Eletrotécnica do IFPI, Sheyla Carvalho.
Â
As atividades do seminário seguem com recital e logo depois, palestra com o escritor teresinense Enéas Barros, com o tema: “Uma vida por esse chão de meu Deus”.
Â
Para encerrar a programação palestra com o escritor Herculano Moraes, membro da Academia Piauiense de Letras, atual secretário da entidade e presidente da Academia de Ciências do Piauí. Ele vai abordar o tema: “Livro na Net”.
Fonte:JP Online/Imagem José Maria Barros