Matéria / Cidades

Enéas Barros encerra Seminário de Literatura em Picos

Escritor teresinense falou sobre o tema "Uma vida por esse chão de meu Deus" e agradou a plateia presente ao evento

30/11/2014 | Edivan Araujo
/

JOSÉ MARIA BARROS, DO GP1

Com a palestra abordando o tema “Uma vida por esse chão de meu Deus”, o escritor e pesquisador teresinense Enéas Barros encerrou na tarde deste sábado, 29, a programação do XIII Seminário de Literatura Piauiense e X de Literatura Picoense.
Imagem: José Maria Barros/GP1

Escritor Enéas Barros(Imagem:José Maria Barros/GP1)Escritor Enéas Barros

Promovido pela Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), o evento ocorreu no auditório da própria entidade nos dias 28 e 29 de novembro. A programação contou com palestras, declamação de poesias, performances artísticas e lançamento de livros.

Dentre as atividades deste sábado, 29, pode-se ressaltar as palestras do professor Kássio Gomes Kássio Gomes e Cristiane Pinheiro. Pela manhã, houve ainda o recital com o poeta Jurdan Gomes.
Imagem: José Maria Barros/GP1

Enéas Barros homenageia o primo Nonato Fontes(Imagem:José Maria Barros/GP1)Enéas Barros homenageia o primo Nonato Fontes

Na parte da tarde, musica com Solon Reis e palestra com a professora do IFPI Ana Karina Barbosa Sampaio e participações especiais do radialista Raí Júnior e da aluna do curso de Eletrotécnica do IFPI, Sheyla Carvalho. O tema abordado foi “Projeto a cor da palavra: a poesia nas ondas do rádio”.

Imagem: José Maria Barros/GP1

Plateia atenta a palestra de Enéas Barros(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Plateia atenta a palestra de Enéas Barros

Em seguida, recital com o poeta Vilebaldo Rocha e com o ator Nonato Fontes. Encerrando a programação palestra com o escritor e pesquisador teresinense Enéas Barros. Ele abordou o tema: “Uma vida por esse chão de meu Deus”.

Performance de Nonato Fontes(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Performance de Nonato Fontes(Imagem:José Maria Barros/GP1)Performance de Nonato Fontes

Avaliação

O presidente da Alerp e coordenador do evento, Jornalista Francisco das Chagas de Sousa (Chaquinha), agradeceu a participação de todos e garantiu que o seminário atingiu as expectativas. “Se não tivemos o público esperado, mas por outro lado fomos brindados por palestras de alto nível, além das performances que agradaram ao público” – destacou.

Presidente da Alerp agradece a presença de todos(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Durante o seminário, em comemoração ao aniversário de fundação da academia, foi lançado o livro “Antologia da Alerp – 25 anos”, com textos de vários membros da entidade.

Imagem: José Maria Barros/GP1

Facebook