Matéria / Geral

Inca estima 2.500 novos casos de câncer em 2014 no Piauí

Prevenção contra o câncer de pele é através da proteção solar.

30/11/2014 | Edivan Araujo
/

Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que o câncer da pele não melanoma, mais comum no Brasil, corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados. Para 2014, são estimados 188 mil novos casos em todo país, e 2.500 no Piauí.

Para alertar e orientar à população das formas de prevenção e importância do diagnóstico precoce contra o câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizou, neste sábado (29), a XVI Campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Em Teresina, o atendimento ocorreu na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), mas foi realizada, simultaneamente, em todo o Brasil.

Dermatologistas compareceram ao local e se dispuseram em realizar atendimento gratuito às pessoas que compareceram à Clínica, buscando casos suspeitos. A Campanha foi voltada para pessoas de todas as idades e que tenha suspeita de câncer de pele, em especial com histórico familiar, lesões e feridas que não saram.

O dermatologista Yuri Chaves explicou que a principal forma de prevenção contra o câncer de pele é através da proteção solar. “Nós moramos em um local onde tem um dos maiores índices de irradiação solar do mundo, e isso já é uma coisa que prejudica muito. Além disso, a principal maneira de se proteger é usando protetor solar, só que, infelizmente, a maioria dos bons protetores ainda é muito cara, e isso dificulta bastante o acesso das pessoas”, disse.

Sendo detectada uma lesão suspeita de câncer, o paciente deverá fazer um exame confirmatório, a biópsia (retirada de uma amostra de tecido para análise), e será encaminhado a um hospital de referência para que se inicie o tratamento. “Com o exame confirmatório em mãos fica muito mais fácil do paciente conseguir o tratamento pelo SUS, basta ele se dirigir ao posto de saúde e lá ele será encaminhado para um hospital de referência onde é feito esse tipo de tratamento”, finalizou.

Cuidados com a pele

O público mais atingido com o câncer de pele são pessoas com mais idade, de pele clara e que se expuseram durante muito tempo ao sol.

A principal forma de prevenção é através da utilização de filtro solar, roupas cumpridas, chapéus, bonés, óculos escuros, e claro, evitar os horários mais quentes do dia, entre 10h e 15h. O sol na pele é cumulativo e vai causando alterações na pele com o tempo, por isso os cuidados devem ser tomados desde a infância.

Por: Isabela Lopes- Jornal O DIA/Imagem:Ilustração

Facebook