Indignadfos com a atual situação de descaso e aboando pelo poder público tanto municipal como pela Secretaria Estadual de Segurança do Piauí, os feirantes da cidade de Picos continuam revoltados devido a falta de segurança na feira livre no centro da cidade, uma prova disso é a falta de policiamento na Praça Justino Luz no setor de venda de roupas e calçados do quadro da feira do lado da Igreja Matriz.
A reportagem do Agoraed.com conversou com alguns comerciantes sobre o assunto. Segundo um dono de barraca que pediu para seu nome não ser revelado comedo de represália, durante todo o mês não aparece nenhuma patrulha nem policiais circulando a pé no trecho, o que se ver são os veículos da polícia militar passando com os vidro fechados e não param um minuto para ver como está o local.
Ainda de acordo com outro dono de barraca, todos os feirantes mantêm uma pessoa pagando mensalmente para dar segurança, principalmente durante a noite já que as barracas ficam armadas, e como não existe segunça nem estadual e nem municipal no local, os vendedores arcam com as despesas.
“Eo dou R$ 100,00 reias para qualquer pessoa ficar aqui sentado em qualquer lugar da praça pelo perído de um dia todo para ver se aparece um policial por aqui. Sabe por que é quem ninguém vai ganhar o dinheiro porque eles não vem, só passam de carro para cima e para baixo e nós ficamos sendo vítimas de roubos todos os dias”, desabafou um comerciante.
Outro fato que tem causado muita preocupação por parte dos comerciantes são os roubos causados por mulheres. Segundo um dos donos de barracas por incrível que pareça a cada 10 roubos na feira 09 são praciados por mulheres que chegam com suas bolsas, abre elas e levam mercadorias, roupas, calçados e acessórios, disse outro vendedor.
“A situação aqui é de fazer medo e dor, nós estamos a mercer das autoridades públicas e para nossa sorte é que pagamos um segurança particular para termos mais tranquilidade durante a noite para cuidar de um pouco do patrimônio que ainda possuimos que é o nosso ganha pão”, frisou um deles.