Matéria / Esportes

Botafogo é rebaixado pela segunda vez e Fluminense goleia Corinthians

Confira o que de melhor aconteceu na rodada do Brasileirão na tarde deste domingo

30/11/2014 | Edivan Araujo
/

FLU VENCE CORINTHIANS Mesmo sem chance de entrar no G-4, o Fluminense jogou para impor respeito no Maracanã e venceu o Corinthians por 5 a 2 neste domingo (30). O resultado adia a confirmação da participação alvinegra na Libertadores de 2015, que dependia apenas de um empate.

O resultado também dificulta o sonho de garantir a passagem direto para a fase de grupos, evitando a pré-Libertadores. Do outro lado, Fred comemora ao menos a artilharia.

Com dois gols na partida, ele assumiu a liderança isolada com 17 gols, descolando de Henrique e Ricardo Goulart, que estacionaram nos 15. Os outros gols da partida foram marcados por Edson por Ralf, que marcou contra, e Conca. Guerrero e Danilo descontaram.

O peruano assumiu a artilharia do time na temporada, ultrapassando Luciano ao chegar aos 16 gols. Com 66 pontos, o Corinthians ainda pode ser ultrapassada pelo Grêmio, que tem 60 e ainda tem mais dois jogos no Brasileirão, um deles contra o Bahia, às 19h30 deste domingo, na Fonte Nova.

Agora, para garantir a vaga, o time precisa ao menos empatar com o Criciúma, no próximo domingo, às 17h, no Itaquerão. Já para conseguir a vaga direta para a Libertadores, o time precisa torcer contra o Internacional, que fecha o Brasileirão diante do Figueirense, e fazer a sua parte. Já o Fluminense assume a 5ª colocação com 61 pontos e só cumpre tabela na última rodada contra o Cruzeiro, no Mineirão, no mesmo dia e horário.

CRUZEIRO EMPATA COM CHAPECOENSE Com o título brasileiro conquistado na rodada anterior, o Cruzeiro utilizou o jogo com a Chapecoense para avaliar jogadores que poderão integrar o elenco em 2015.

E o garoto Hugo Ragelli mostrou estrela. Ele substituiu Neilton, em sua primeira chance de jogar no profissional, e logo no primeiro toque na bola, fez o gol do empate do campeão, em 1 a 1, neste domingo, na Arena Índio Condá.

Judivan, que também é atacante e igualmente entrou no segundo tempo, foi outro destaque cruzeirense. No próximo domingo, no Mineirão, com a volta dos titulares, a equipe celeste tem o jogo das faixas e da taça contra o Fluminense.

O time catarinense havia se livrado da ameaça de rebaixamento, por causa da derrota do Vitória para o Flamengo, na véspera. Por isso, o técnico Celso Rodrigues, que não conseguiu manter os 100% de aproveitamento, em suas três partidas no comando da equipe, até que tentou manter a motivação, acenando com a importância de vencer para poder disputar a Copa Sul-Americana.

Em campo, no entanto, faltou mais inspiração aos atletas da casa, que insistiam nas bolas cruzadas sobre a área celeste, pouco ameaçando o gol defendido por Elisson, substituto de Fábio um dos oito titulares celestes poupados. No segundo tempo, a garotada celeste pressionou e, por pouco, não virou o jogo.

SÃO PAULO EMPATA NO ADEUS DE KAKÁ Kaká não teve a despedida dos sonhos do Morumbi, mas ajudou o São Paulo a conquistar uma vaga direta com empate por 1 a 1 diante do Figueirense, no Morumbi, na tarde deste domingo. O meia, que se apresenta ao Orlando City, dos EUA, após o brasileirão, teve atuação boa na partida, que foi equilibrada, com chances para os dois lados.

Com o resultado, o clube paulista foi a 70 pontos, e não perde mais a vice-liderança da competição. Com isso, está com uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2015, que será disputada sem Kaká, mas com Rogério Ceni, que renovou contrato nesta semana. O goleiro são paulino, aliás, falhou no gol dos catarinenses. O Figueirense saiu do jogo da mesma forma que entrou: sem grandes pretensões no Brasileirão. Com 47 pontos, vai terminar a competição no meio da tabela, longe da briga na parte de cima, mas sem sofrer nenhum risco de rebaixamento.

BOTAFOGO É REBAIXADO O Santos decretou a queda do Botafogo para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com a derrota por 2 a 0 neste domingo, na Vila Belmiro, o Alvinegro carioca não tem mais chances de salvação mesmo com um jogo pela frente na edição 2014 do torneio nacional.

Os gols de Leandro Damião acabaram com a esperanças do time do goleiro Jefferson -principal nome de um clube que brigou contra o rebaixamento durante toda a temporada em meio a graves problemas financeiros.

O Botafogo vai jogar a Série B do futebol brasileiro pela segunda vez na história. Em 2003, o Alvinegro disputou a competição e retornou à elite ao lado do Palmeiras. Este ano, cai juntamente com o Criciúma (restam ainda duas vagas em aberto). Com 33 pontos em 37 jogos disputados no Brasileirão, um péssimo rendimento deixa o Botafogo na penúltima colocação.

O campeonato para os cariocas agora é passado, já que o foco está na reestruturação que o clube viverá a partir de segunda-feira. A nova diretoria alvinegra - que assumiu na última semana - já trabalhava com a possibilidade de ter a segunda divisão como realidade. E ela foi confirmada com uma derrota inquestionável para o Santos. Foi o sexto revés seguido do Botafogo na reta final do Brasileirão. Sem mais o que fazer no torneio, o Santos chegou aos 50 pontos na tabela.

O time encerra campanha na próxima rodada contra o Vitória, outro time que luta para evitar a queda para a Série B.

Fonte: Com informações do UOL

Facebook