Matéria / Geral

Pesquisa revela que feijão caupí pode combater o colesterol ruim

Em todo o Brasil o feijão caupi é um dos alimentos mais consumidos. Estudo revelou que em quatro semana a redução foi de 14% no colesterol.

04/12/2014 | Edivan Araujo
/

Na mesa do brasileiro, em especial do nordestino, não pode faltar o velho feijão. Pode ser puro, com arroz e até tropeiro. Que ele é muito nutritivo, todo mundo sabe, Mas uma pesquisa feita na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) revelou que o tipo caupi também pode ser eficaz no combate ao mau colesterol.
Em todo o Brasil e até fora dele o feijão caupi, também chamado de corda, é um dos alimentos mais consumidos e em qualquer lugar sempre tem uma pessoa com várias receitas para o alimento. “O feijão pode ser feito ao molho, usado no tropeiro ou no baião de dois, a mistura de arroz com feijão. De todo jeito fica delicioso”, disse Paulo Petit, dono de restaurante.

Karoline Frota, doutora em nutrição, pesquisou durante seis anos o feijão caupi e descobriu que o alimento tem uma proteína que reduz o mal colesterol. O estudo foi feito com roedores e a estudante usou uma dieta com alto teor de gordura para elevar os níveis de colesterol no sangue e depois porções de proteínas isoladas do feijão e depois de quatro semanas verificou a redução de 14% no colesterol dos ratos.

A estudante relatou ainda que depois realizou estudos em seres humanos e descobriu que o resultado foi o mesmo. “Vários fatores influenciam no resultado final. Então, se o individuo tem o consumo de gordura saturada elevada o efeito do feijão é mais difícil”, alertou.

Fonte: G1 Piauí

Facebook