A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (19) sua penúltima sessão ordinária de 2016, ficando a última para o dia 26 desse mês. Os trabalhos foram presididos pelo vereador e presidente do legislativo santanense Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB.
Na pauta da sessão havia o orçamento do executivo para 2015 e um Projeto de Lei que regulamenta a contratação de servidores municipais e dá outras providências, mas como de acordo com o regimento interno da câmara quando estiver em pauta o orçamento municipal, a pauta fica trancada para outros projetos, ficando este projeto para ser votado na próxima sessão do dia (26).
A vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal do PSB foi a primeira a usar a tribuna da casa para falar, em seu pronunciamento a mesma agradeceu a toda população que compareceu as sessões de 2014, acompanhando os trabalhos dos parlamentares na câmara, bem como estando mais presentes nas discussões dos projetos de lei e requerimentos que foram apresentados ao longo do ano.
A parlamentar lamentou ainda a perda de amigos que faleceram recentemente em Santana do Piauí, ao mesmo tempo em que pediu que todos os colegas trabalhem mais em união, e desejou um bom natal a todos os santanenses.
O vereador Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) do PR, falou sobre o orçamento de 2015 da Prefeitura de Santana onde o mesmo fez algumas citações nominais de valores de recursos destinados para algumas secretarias, embora saiba que são apenas previsões orçamentárias para o ano que vem, o edil pediu transparência do executivo na hora de aplicar o dinheiro.
O vereador disse ainda que como a previsão dos gastos públicos tem áreas específicas, vai procurar acompanhar mais de perto para ver como o dinheiro será gasto, pois entende que o executivo precisa mais conversar com os parlamentares para discutir pontos importantes na administração, já que a função do legislador é fiscalizar os gastos públicos.
Chico Pedro frisou também que a gestão atual está um pouco distante da câmara e que essa relação tem dificultado o entendimento entre ambos, e deu como sugestão que o prefeito agende pelo menos duas vezes por mês para receber os parlamentares, e consequentemente discutirem aquilo que for melhor para o município.
O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PSD, agradeceu a presença de toda população nas sessões de 2014 e espera que ela continue comparecendo em 2015, pois só assim os trabalhos do legislativo sejam cada vez mais transparentes.
Francisquinho disse que ao longo de administrações anteriores o município de Santana do Piauí não avançou no tempo, o mesmo se referiu a construção de sede própria da prefeitura que não existe dentre outros, e que espera que a atual gestão apesar de já está na metade possa corrigir algumas falhas do passado.
O parlamentou informou ainda que foi criado o Sindicato dos Servidores Municipais de Santana em reunião que aconteceu na câmara municipal, e que espera que esse novo sindicato possa trabalhar em prol do servidor que hoje está praticamente desassistido pelos órgãos públicos.
O vereador Antônio Joaquim Leal do PMDB, disse em seu pronunciamento na tribuna da câmara que o executivo tem feito muitas obras no município e que a oposição deveria andar mais e ver o que já foi feito, e não falar apenas daquilo que lhe é conveniente.
O parlamentar citou, por exemplo, a reforma da Praça São Pedro, o calçamento do Povoado Lagoa Seca, o posto de saúde de Lagoa do Barro, além da conservação das estradas vicinais do município que são melhoradas todos os anos.
Para o vereador muitas coisas precisão ser feitas e outras melhoradas, mais a atual administração está trabalhando muito pelo município, e isso é público e notório só não ver quem não quiser enxergar. Sobre o Conselho Tutelar do município ele disse que hoje existe uma diferença enorme de quando foi criado, pois na época não existia nada e hoje existe carro, computadores, internet além de outros.
Sobre a discussão do litígio territorial entre os município de Santana, Sussuapara e São José, o mesmo participou de uma consulta popular na localidade Barreiro Branco e viu que está difícil decidir, pois de acordo com seu entendimento não mudar nada, fica tudo como está, disse ele.
O presidente da câmara vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) disse que a votação do orçamento é de suma importância para o executivo municipal, pois nenhuma gestão pode trabalhar sem ter um orçamento definido e pediu aos colegas que mantenha a votação da sessão anterior onde o mesmo foi aprovado por unanimidade.
Chico Borges ainda se solidarizou com os familiares das pessoas que faleceram recentemente em Santana. “Quando nós perdemos um ente querido é muito difícil, por isso quero consternar minha solidariedade com os familiares que estão passando por momentos difíceis”, disse ele.
O vereador disse ainda que é candidato a reeleição a presidência da mesa diretora da câmara onde irá concorrer para o biênio 2015/2016, e aproveitou para pedir o voto dos demais colegas vereadores.
No final da sessão o orçamento do executivo com previsão de gastos para 2015 foi aprovado por unanimidade ficando o outro projeto que trata sobre a contratação de servidores municipais para ser apreciado na próxima sessão do dia (26) pelo plenário da câmara.