Sob a orientação da professora Sammara Jericó, da disciplina Teoria da Comunicação I, acadêmicos do segundo período do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) – Campus de Picos, participaram na manhã deste sábado, 6 de agosto, de um debate sobre o tema: A influência dos meios de comunicação na sociedade.
Valendo as primeiras duas notas deste semestre da disciplina Teoria da Comunicação I, o debate foi realizado no Centro Educacional Estadual Petrônio Portela (Premen), com início às 8h30 e término às 10h30, e contou com a participação de 23 dos 25 alunos da turma.
Segundo as regras pré-estabelecidas pela professora Sammara Jericó, a turma foi dividida em dois grupos com nove alunos cada, sendo um deles escolhido como debatedor e responsável por representar os demais na defesa do seu ponto de vista.
Também foram escolhidos cinco defensores públicos/jurados, estes com a dupla função de formular as perguntas e fazer a análise dos argumentos para apontar o vencedor. A comissão julgadora foi composta pelos acadêmicos Hosana, Érika, Ingrid, Marinalva e Romildo.
Debate
O grupo 1, composto apelos alunos Gabriel (debatedor), Daniela Meneses, Eudys, Brígida, Cleideane, Railton, Jéssica Mayara, Andson e Lucas defendeu o seguinte ponto de vista: os meios de comunicação de massa divulgam aquilo que é importante para a sociedade e cumprem sua função informativa. Diante disso, a influência deles na sociedade é positiva.
Já o grupo 2, formado pelos acadêmicos Débora (debatedora), Patrícia, José Maria, Paula, Jéssika Moura, Juliane, Fernanda, Clebson e Romário defendeu a tese: os meios de comunicação de massa divulgam informações, mas como é um processo industrializado, massivo, a qualidade é duvidosa.
Após duas horas de debate, com direito a questionamento dos jurados e perguntas entre os dois debatedores, a professora deu o trabalho por encerrado e em seguida foi divulgado o resultado, com vitória da equipe 1.
Fonte: GP1