Matéria / Geral

PI desperdiça 51,8% da água produzida para consumo, aponta relatório SNIS

Norte e Nordeste são as únicas com taxas de desperdício maior que a média nacional

22/01/2015 | Edivan Araujo
/

O Piauí desperdiçou 51,8% água tratada produzida em 2013. O dado é do relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. No Brasil foram desperdiçados 37% de toda a água tratada em 2013.

De acordo com os dados, o Piauí é o quarto estado do Nordeste com a maior perda de água tratada. Segundo a Agespisa, Companhia de Abastecimento de Água do Estado, o desperdício acontece por vazamentos na tubulação, desvio de água (conhecido como gato), ligações clandestinas e desperdício por causa do consumidor.

O superintendente metropolitano da Agespisa, Orlando Aires, afirmou que os dados do estão dentro da realidade que é aferida em Teresina. Atualmente são produzidas 250 milhões de litros de água por dia nas três estações de tratamento e nos poços mantidos pela companhia.

Em relação às causas do desperdício, a Agespisa informou que a tubulação antiga de cimento e amianto causa muitas perdas. "Em 2010 foi licitado a substituição de 476 quilômetros da tubulação antiga por uma tubulação de pvc mas somente 150 quilômetros da obra foi executada", afirmou a Agespisa. A obra aparou em 2012.
Agespisa disse que faz uma campanha constante de conscientização do uso correto e o desvio de água

Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%.

A principal causa que o SNIS aponta para a água que não chega ao consumidor são "vazamentos em adutoras, redes, ramais, conexões e reservatórios" das prestadoras de serviço responsáveis pelo abastecimento.

As regiões Norte e Nordeste são as únicas com taxas de desperdício maior que a média nacional, 50,8% e 45% respectivamente. Depois vêm as regiões Sul (35,1%), Centro-Oeste (33,4%) e Sudeste (33,4%).

Entre os estados, o Distrito Federal teve o menor desperdício (27,3%), e o Amapá teve o maior (76,5%).


Fonte: Com informações do Diário do Povo

Facebook