O açude Bocaina, na região de Picos, está com apenas 14% da sua capacidade de armazenamento. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (13) pelo coordenador do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) no Piauí, Aluísio Ferro. De acordo com ele, a situação da barragem é uma das mais críticas entre os açudes administrados pelo órgão no estado.
“O açude que nos preocupa mais é o Bocaina, no rio Guaribas, porque ele tem o maior número de usuários e é um dos mais importantes”, disse o coordenador. Os baixos índices pluviométricos dos últimos dois anos são a causa do baixo nível. Ao todo, o Dnocs monitora 25 açudes no Piauí e a média atual é de apenas 38% de volume.
Barragem de Bocaina recebeu 10 milhões de metros cúbicos de água em duas semanas (Foto: Gil Oliveira/ G1)
“O que é pior é que esses 38% estão basicamente nos cinco maiores açudes”, informou. Segundo Aluísio, em uma reunião com o ministro da Integração Nacional nesta semana, o governador do Piauí levou a preocupação com o atual estado dos reservatórios piauienses.
A capacidade total de armazenamento dos açudes monitorados pelo Dnocs no Piauí é de 1,7 bilhão de metros cúbicos de água. Segundo o coordenador, atualmente o volume total não ultrapassa os 700 milhões.
G1 PI
Foto: Gil Oliveira/G1 PI