Embora o mercado esteja andando devagar principalmente por ser início de ano e há uma freada na economia, os foliões continuam em festa, pelo menos foi o que deu para perceber na abertura do carnaval da cidade de Picos, pois com as ruas do centro lotadas principalmente na praça onde ficou a concentração maior, os carnavalescos parecem entender que não é hora para economizar, mais sim, para gastar.
Tanto os foliões que participaram do corso quanto os que estavam esperando na Praça de Alimentação ponto de chegada, exibiam extravagâncias com bebidas caras e roupas pra lá de coloridas, o que mostra que o dinheiro ainda está bem forte no bolso de cada um deles.
Ao som de muita música baiana a cada carro que passava podia ver uma animação ainda maior em torno da competição, os paredões eram uns maiores que os outros, e a bebida de mão em mão, todos com cara de alegres por causa da folia.
Hoje (14) à noite o carnaval vai rolar solto na Praça Felix Pacheco no centro de Picos, esse ano os organizadores preferiram investir nos artistas locais uma forma de incentivar a cultura picoense e ao mesmo tempo economizar na contratação de bandas caras e boas.
Na abertura de ontem sexta (13), se depender dos foliões o carnaval será animado em Picos, embora algumas cidades da região costuma promover o mesmo evento como é o caso de Bocaina que leva seus foliões para o açude que tem apenas 14% de sua capacidade de água por falta de chuvas na região.