JOSÉ MARIA BARROS, DO GP1
Depois de muitas especulações e desmentidos agora é certo. A fisioterapeuta Cecília Maria Lavor Néri, a Xandu, irmã do deputado Nerinho (PTB), vai assumir mesmo a Secretaria Municipal de Saúde de Picos.
Filha do ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa (PTB), Xandu já foi diretora do Hospital Regional Justino Luz e atualmente ocupa a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.
A pasta da saúde está sendo ocupada interinamente desde o último dia 26 de janeiro pela enfermeira Maria da Conceição Portela Leal. Ela substituiu a Ana Maria Menezes Neiva Eulálio Amorim, que pediu demissão após dois anos no cargo.
Desde a saída de Ana Eulálio que o nome de Xandu aparecia como o mais cotado para assumir o cargo. Agora, ao que tudo indica, está tudo certo e a posse deverá acontecer na próxima quinta, 19, ou na sexta-feira, 20 de fevereiro. A solenidade contará com a presença do prefeito Kléber Eulálio (PMDB), deputado Nerinho (PTB) e outras lideranças que compõem a base de apoio ao governo municipal.
Comenta-se que para que Xandu assumisse a pasta foram feitas algumas exigências ao prefeito Kléber Eulálio e este teria aceitado a maioria. O irmão de Xandu, Iran Lavor Néri, deve colaborar com a gestão na Saúde por certo período, até que a pasta passe a funcionar ao estilo da nova secretária.
Recomposição
Especula-se que, ao fazer essas mudanças no seu secretariado o prefeito Kléber Eulálio estaria recompondo a sua base de apoio e, consequentemente, fortalecendo o seu nome para buscar a reeleição nas eleições do próximo ano.
Nessas mudanças promovidas pelo prefeito Kléber Eulálio, a vaga de Xandu na Secretaria do Trabalho e Ação Social seria ocupada por Verônica Danda Vasconcelos Santos, esposa do Bioquímico Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior (PRP) e cunhada do ex-deputado Warton Santos (PMDB).
Para atrair novos aliados ou acomodar algum líder do grupo que esteja insatisfeito, o prefeito Kléber Eulálio tem ainda a Secretaria Municipal de Administração, que desde o dia 1º de janeiro de 2015 vem sendo ocupada interinamente pela servidora Sabrina de Sousa Macedo.
Tem ainda a Secretaria de Representação do Município na capital, que vem sendo ocupada interinamente desde abril do ano passado, quando o então titular Severo Eulálio Neto pediu exoneração para se candidatar a deputado.
O prefeito Kléber Eulálio estaria ainda fazendo um malabarismo político para permitir a volta à Câmara do primeiro suplente da coligação “Coragem para mudar” (PTB/PMDB/PSDB), Edilson Alves de Carvalho. O gestor estaria enfrentando dificuldade em razão de nenhum dos membros da aliança está querendo se licenciar do mandato.
Imagem: José Maria Barros/GP1