Matéria / Educacao

Fies prioriza cursos com nota 5 e preocupa alunos

Novas regras específicas para quem usa o financiamento junto com a bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) e prioridade para os cursos que tiveram nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) .

03/03/2015 | Edivan Araujo
/

Muitos estudantes estão com dificuldades de fazer o Financiamento do FIES, devido as alterações realizada no fundo pelo Ministério da Educação (MEC). A partir de 2015, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) passa a exigir pontuação mínima no Enem, novas regras específicas para quem usa o financiamento junto com a bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) e prioridade para os cursos que tiveram nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) .
Para conseguir o financiamento, os estudantes devem ter feito no mínimo 450 pontos e não terem zerado a prova de redação. Estão dispensados dessa exigência, os professores efetivos da rede pública de educação básica regularmente matriculados em cursos de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia. 

A regra de pontuação mínima no Enem vale somente para quem solicitar o FIES a partir de 2015. Quem já tem o FIES, mas não obteve a média de 450 pontos no Enem, não precisa fazer o exame novamente, nem vai perder o benefício por esse motivo. 

A partir de 2015, o bolsista parcial do ProUni que usar o FIES para pagar o restante da mensalidade só poderá ter os dois benefícios se o financiamento for para o mesmo curso e mesma faculdade onde tem a bolsa de 50% do ProUni e se a soma dos dois não ultrapassar o valor da mensalidade com desconto. 

Para regularizar a situação, o estudante vai precisar escolher apenas um dos benefícios, podendo encerrar o financiamento do FIES e ficar com a bolsa parcial do ProUni, ou encerrar a bolsa do ProUni e contratar ou renovar o financiamento do FIES. 

Outra mudança foi a garantia de financiamento para os estudantes que optaram por cursos, que tiveram nota superior a cinco, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O prazo para as inscrições no FIES começou no dia 23 de fevereiro e vai até o dia 30 de abril. Para mais informações o estudante pode acessar o site do programa.

Fonte: Portal Az

Facebook