Matéria / Cidades

Secretário de Saúde Naerton Moura fala de seu trabalho frente a pasta em Sussuapara

O secretário disse que como medida emergencial procurou ampliar todas as unidades básicas de saúde do município onde nesse mês de março pretende finalizar

05/03/2015 | Edivan Araujo
/

O Secretário Municipal de Saúde do município de Sussuapara Piauí Naerton Moura disse em entrevista para o AgoraED o que já fez na secretaria durante esses dois anos que esteve a frente da pasta, destacando as reformas de postos de saúde e a estruturação do órgão, que segundo ele quando assumiu era uma coisa de dar dó.

O secretário disse que como medida emergencial procurou ampliar todas as unidades básicas de saúde do município onde nesse mês de março pretende finalizar, onde o objetivo principal é melhorar o atendimento médico a população, a exemplo disso é o posto da localidade Paquetá que praticamente só comportava o médico, o paciente e uma enfermeira, as outras pessoas tinham que ficar do lado de fora pegando sol aguardando sua vez para ser atendido, e que hoje a realidade é completamente diferente, tem espaço suficiente e confortável para as pessoas que vão lá.

Outro ponto destacado por Naerton é a manutenção de um veículo que vai semanalmente para Teresina levando 18 pessoas do município para se consultar em especialidades que não tem em Picos, além do mais, lá também existe uma casa de repouso para essas pessoas como forma de amparar todas, e, por conseguinte, procura dá uma boa assistência médica a sua população.

Para o secretário, o atendimento básico a saúde tem sido sua prioridade desde que assumiu a pasta em janeiro de 2013, além de contar com todo apoio da prefeitura por parte do prefeito Dr. Edvardo Rocha, pois segundo ele, o executivo tem sido um grande parceiro na gestão da saúde do município.

“Só para se ter uma ideia, nós recentemente ganhamos um prêmio do Ministério da Saúde por prestar uma boa qualidade médica em nosso município, nós conseguimos durante esses dois ano ficar acima da média exigida por eles, esse levantamento é feito pelo técnicos do ministério, o que demonstra o trabalho que temos desenvolvido ao longo desse período”, disse ele.

Na avaliação do secretário, o ano de 2014 foi muito complicado devido o volume de recursos transferidos que praticamente quase não deu para trabalhar, embora com o seu trabalho e o apoio de sua equipe conseguiu trabalhar e atingir as metas traçadas no início do ano, e que para 2015 espera contemplar as ações já iniciadas no ano passado para que o município possa alcançar uma saúde plena dentro do atendimento básico, frisou o mesmo.

Segundo Naerto Moura, no último final de semana o mesmo esteve em Teresina com a deputada federal Rejane Dias (PT), onde a mesma assegurou que colocou uma emenda no valor de R$ 200 mil reias para a compra de equipamentos para todas essas unidades básicas de saúde que foram ampliadas e reformadas.

Sobre o atendimento médico no município, ele informou que logo o início conversou com todos eles, e hoje existem cinco profissionais que atendem lá, além do Programa Mais Médico que tem um profissional que atende diariamente em Sussuapara inclusive residindo na sede, o que para o mesmo contempla o trabalho que é desenvolvido pela secretaria de saúde.

Facebook