Matéria / Cidades

Presos aproveitam ausência de PM e tentam fugir de Penitenciária

Ainda segundo o diretor do sindicato, ainda não se sabe o exato motivo da ausência do policial militar.

06/03/2015 | Edivan Araujo
/

Cerca de 30 detentos tentaram fugir da Penitenciária de Esperantina, por volta das 15h desta quinta-feira (5), horário em que os presidiários tomam banho de sol.

Segundo o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciário, Keiton Holanda o total foram 29 presos que aproveitaram um momento em que um PM não estava em seu posto de observação. 
“Esses presos estavam nesse momento do banho de sol e perceberam que o PM não estava lá e tentaram fugir quebrando uma marquise subindo pelas grandes, mas os agentes penitenciários de plantão no local cercaram o presídio e conseguiram abortar a ação dos presidiários”, explicou.

Ainda segundo o diretor do sindicato, ainda não se sabe o exato motivo da ausência do policial militar. “Não sabemos dizer o motivo, mas é certo que a secretaria deve instaurar um inquérito para averiguar os motivos dessa ausência”, disse.
A Penitenciária de Esperantina conta com 157 vagas, porém, atualmente existem 283 presos. No plantão desta de hoje, havia o apoio de apenas cinco agentes penitenciários. A recomendação do Sindicato dos Agentes Penitenciário é de pelo menos 20.

Além da superlotação, o espaço tem diversas fragilidades materiais e de servidores, cenário que tem semelhanças em todas as penitenciárias do Piauí.

Fonte: Portal Az

Facebook