Matéria / Educacao

Seme realiza formação para professores do ProJovem Campo Saberes da Terra

O secretário municipal de educação, Pe. Walmir Lima, destacou que através do ProJovem Campo Saberes da Terra o aluno terá a oportunidade de aprender técnicas que contribuam para a produção no campo

07/03/2015 | Edivan Araujo
/

Ampliar o acesso e a qualidade da educação de jovens agricultores, respeitando as características dos moradores do campo. Com esse intuito a Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta semana, no auditório da Casa Brasil, formação para professores que atuarão no ProJovem Campo Saberes da Terra, programa implantado no município através de uma parceria com o Governo Federal.

Segundo o formador João de Deus, nessa etapa, as Escolas Francisca Gomes de Lima (Estrivaria), Dom Paulo Libório (Cristovinho) e Manoel da Cruz Lima Sobrinho (Tabatinga) foram as contempladas com o programa que reconhece o sujeito do campo, seus interesses, seus sonhos, seus valores e a sua realidade.

O secretário municipal de educação, Pe. Walmir Lima, destacou que através do ProJovem Campo Saberes da Terra o aluno terá a oportunidade de aprender técnicas que contribuam para a produção no campo e, assim, não veja a roça como espaço que não favorece oportunidade de crescimento. “Precisamos mudar a realidade, o jovem não deve permanecer no campo por ‘imposição’, mas porque ali ele encontra meios dignos de sobrevivência. Ele precisa de oportunidade, aprender sobre seu espaço e produção. Além disso, será uma geração de emprego e renda”.

Secretário Pe. Valmir participa do encontro.

De acordo com o professor João de Deus o programa contempla todas as áreas do conhecimento, que vai desde conhecimentos gerais a áreas específicas de como cuidar da terra, como cultivar.

Para o professor Wilson Batista, que vai atuar no povoado Cristovinho, o ProJovem Campo Saberes da Terra representa a valorização dos costumes existentes no ambiente do aluno, pois, trabalha com elementos do campo.

Ascom/SEME
Jornalista responsável
Maria Santana

Facebook