Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza terceira sessão do ano

Vereadoro Francisquinho disse que Ministério Púlbico foi acionado contra Agespisa de Picos

21/03/2015 | Edivan Araujo
/

Na sessão da Câmara Municipal de Santana do Piauí realizada na noite desta sexta-feira (20) sendo a sua terceira de 2015, presidida pelo vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB, vários vereadores usaram a tribuna da casa para falar.

O vereador Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) do PR, disse que está faltando diálogo entre o executivo e o legislativo municipal, pois algumas informações que o mesmo procurou nessa semana encontrou dificuldades em obter respostas.

Chico Pedro disse ainda que visitou a construção da Escola Modelo que está sendo construída em Santana, e que não viu nada de novo, apenas uma pessoa trabalhando e espera que a obra seja concluída assim como afirmou o prefeito em sua mensagem na câmara municipal.

Outro ponto abordado pelo parlamentar foi a crise financeira que passa o país e disse que Santana não foge desse problema, mais que se o gestor organizar mais as finanças o município tem tudo para superar a crise.

A vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal (PSB), falou sobre a passagem pelo dia internacional da mulher e desejou felicitações a todas elas lembra a importância que ambas representam para a sociedade, e principalmente para  vida em família pelo seu amor e dedicação.

Francinauva disse que mais uma vez está apresentando um requerimento e neste ela pede o loteamento e mapeamento da área territorial no Cemitério Santa Ana, para regularizar o uso dos espaços das sepulturas e dos túmulos. No pedido a parlamentar pede que o executivo Indique uma pessoa para que fique responsável no acompanhamento da cavação das sepulturas e túmulos, e contrate também um vigia para o Cemitério, ficando de conta por zelar, abrir, e fechar o Cemitério, com horário determinado para os visitantes.

A mesma informou ainda que esteve participando de um encontro proferido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre prestação de contas no Auditório da Universidade Federal do Piauí em Picos, onde o órgão ensina como fiscalizar e preparar a documentação para que nada saia errado.

A vereadora Ieda Maria Leal (PSB), que também usou a tribuna prestou suas homenagens as mulheres pela passagem do dia internacional da mulher, abordando a sua capacidade de superar obstáculos na vida, e mostrar a grandeza que a mesma representa no cotidiano da sociedade em que vive.

Ieda lembrou ainda a todos os presentes sobre a programação religiosa da paróquia de Santana no período quaresmal, e convidou a população para participarem dos eventos. A mesma disse que o requerimento da vereadora Francinauva tem o seu apoio, pois também acha que o município precisa organizar mais o cemitério.

Já o vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho - PSD) disse que a ambulância do município deve ser sim para atender as necessidades da população de Santana, mais existem os casos mais especiais, e não até consultas ou retornos a Teresina tenha que ir no veículo, pois se continuar desse jeito logo, logo ela vai quebrar.

Sobre os talões de água que a Agespisa está cobrando com valores abusivos, o mesmo está fazendo uma baixo assinada pegando assinatura da população para marcar uma audiência com a empresa, onde está presente o Ministério Público, pois o talão chega no dia certo, mais a água não tem nas torneiras nem todos os dias, e que a empresa que quando assumiu garantiu investimentos e até agora nada foi feito e a população santanense tem pagado um preço alto por isso.

“Dessa vez nós não estamos só não, vamos cobrar juntamente com o Ministério Público, pois sabemos que o município nada pode fazer por que não é responsável pelo abastecimento de água na cidade, e sim a Agespisa”, disse Francisquinho.

Facebook