Matéria / Cidades

Procissão dos Passos mantém a tradição e reúne milhares de fiéis na cidade de Picos

Fiéis oriundos das três paróquias se encontraram às 18h20 na Praça Justino Luz para acompanhar a celebração.

28/03/2015 | Edivan Araujo
/

JOSÉ MARIA BARROS

Dando sequência a uma tradição iniciada há muitos anos, milhares de fiéis participaram no final da tarde e início da noite desta sexta-feira, 27, da Procissão dos Passos em Picos. O ato antecede a programação da Semana Santa, que será aberta oficialmente no próximo domingo 29, com a Missa de Ramos.

Como acontecem todos os anos em Picos na Sexta-feira de Passos, os devotos oriundos das três paróquias se encontraram na praça Justino Luz a partir das 18h20, para acompanhar a celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva.

Antes do encontro os devotos deixaram as suas paróquias e saíram em peregrinação até a praça Justino Luz, que fica situada em frente à Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.

Às 15h30 saiu da Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Junco, uma procissão com a cruz. Às 16 horas, saiu outra procissão da Igreja de Santa Teresina do Menino Jesus, no bairro Emaús, com a imagem de Nossa Senhora das Dores. No mesmo horário, saiu outra procissão da matriz de São José Operário, no bairro São José, com a imagem do Bom Jesus.

Devota participa com muita fé da celebração(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Durante o trajeto das imagens pessoas da comunidade vestidas conforme a tradição representavam as figuras próximas a Jesus Cristo como José de Arimateia, Nicodemos, Maria, Simão Sirineu, Maria Madalena e Verônica, que, de acordo com as escrituras acompanharam o filho de Deus rumo ao Monte Calvário. No decorrer da caminhada foram realizadas algumas paradas para reflexão.

O encontro das três procissões ocorreu por volta das 18h20 na praça Justino Luz. Em seguida a celebração da missa presidida pelo bispo dom Plínio e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges (Chiquinho), Adalto, David Barros e Flávio Santiago.

Procissão com a Cruz(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Ao proferir o “Sermão do Encontro”, dom Plínio falou da satisfação pela presença de milhares de devotos. “Este é um momento que se repete em nossa Igreja há muitos anos e chama a atenção, porque confirma o gosto do nosso povo de acompanhar os passos de Jesus e de Maria” resumiu.

Encontro das imagens(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Pessoas de várias idades, classes sociais e das mais diferentes localidades do município de Picos marcaram presença na Procissão de Passos. Muitos aproveitaram para agradecer as graças alcançadas e renovar as promessas. Como demonstração de fé e devoção, alguns devotos participaram da caminhada de pés descalços ou até mesmo carregando uma pequena cruz nas costas.

Arquivo enviado: Procissão com a Imagem do Bom Jesus(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Praça Justino Luz ficou lotada(Imagem:José Maria Barros/GP1)Imagens são levadas para o patamar da Catedral.(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Fiéis revereciam a imagem do Bom Jesus(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Devotos lotam a praça Justino Luz(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Fonte: GP1

Facebook