Se depender do retrospecto dos últimos anos, o Palmeiras está bem próximo de conquistar o 23º título paulista. Apenas três viradas ocorreram entre aÂÂ primeira decisão estadual, em 1959, e a final disputada na edição do ano passado. Só o próprio time alviverde, em 1993, além do São Paulo (1998) e do Santos (2007) conseguiram erguer a taça do Paulistão depois de uma derrota na partida de ida.
No total, o Campeonato Paulista já teve 34 finais, incluindo a decisão de 1959, que ocorreu após empate entre Santos e Palmeiras nos pontos corridos. Nas três viradas da história, todas as finais, da ida e da volta, foram disputadas no Morumbi.
A primeira se deu somente em 1993. Na ocasião, o Corinthians derrotou a equipe palmeirense por 1 a 0, gol de Viola. Na última partida do campeonato, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo fez 4 a 0 ( 3 a 0 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação).
Cinco anos depois, o Corinthians voltou a ser surpreendido. Depois de vencer por 2 a 1 na ida, a equipe alvinegra foi derrotado pelo São Paulo por 3 a 1, em jogo marcado pelo retorno de Raí ao futebol brasileiro.
Em 2007, o Santos protagonizou a maior virada da história em finais de Paulistão. O time perdeu para o São Caetano por 2 a 0 em pleno Morumbi. Na volta, a equipe, que tinha a vantagem de dois resultados iguais, devolveu o placar e conseguiu ser campeão sem prorrogação ou pênaltis ÂÂ -- o gol do título foi marcado pelo atacante Moraes, aos 36 minutos do segundo tempo.
Sem virada
Em 2013, o Santos também perdeu a primeira partida da final na cidade de São Paulo. Na Vila Belmiro, não conseguiu virar o placar. Naquela oportunidade, o Corinthians fez 2 a 1 no Pacaembu e segurou o empate por 1 a 1 fora de casa.
No ano passado, foi a vez do Ituano derrotar o Santos na final depois de abrir 1 a 0 na partida de ida. Na volta, a equipe santista fez 1 a 0, mas acabou derrotada nos pênaltis. Em outras três oportunidades, o time também fracassou na partida final.
O São Paulo levou a melhor sobre o Santos em 1980 e 2000, após fazer 1 a 0 na primeira final. Em 2009, o Corinthians venceu o rival por 3 a 1 na Vila. No Pacaembu, os santistas saíram atrás, mas permitiram o empate corintiano.
Já o Palmeiras repete o começo do roteiro da última conquista no Paulistão. Em 2008, o time alviverde venceu a Ponte Preta por 1 a 0 na primeira partida, em Campinas. Depois, conseguiu fazer 5 a 0 no Palestra Itália.
Para conseguir uma virada neste ano, a equipe santista terá de vencer o Palmeiras por um gol de diferença e, depois, derrotar o rival nos pênaltis. O Santos também será campeão estadual pela 21ª vez se vencer por dois gols ou mais.
Confira as viradas em finais do Paulistão
1993
Palmeiras 0 x 1 Corinthians
Palmeiras 4 x 0 Corinthians
1998
São Paulo 1 x 2 Corinthians
São Paulo 3 x 1 Corinthians
2007
Santos 0 x 2 São Caetano
Santos 2 x 0 São Caetano
Fonte: Uol