Pelo menos 11 detentos fugiram da Penitenciária Irmão Guido na madrugada desta sexta-feira (08). Eles usaram um túnel construído a partir do Pavilhão Anexo para chegar do lado do fora do presídio, que sofre com a superlotação, de acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) O Sinpoljuspi informa que a Penitenciária Irmão Guido tem capacidade máxima para suportar 300 presos e abriga atualmente 431.Â
"A média de detentos por cela é de 11, sendo que o correto seriam apenas quatro ou cinco. Aí eles ficam sem espaço, se agitam e cometem crimes entre si. E a péssima estrutura física e pessoal do presídio colabora para todos esses problemas", afirma Kleiton Holanda, diretor administrativo do Sinpoljuspi.
De acordo com ele, as celas da Irmão Guido apresentam infiltrações que tornam as paredes e o chão mais fáceis de serem quebrados, o que facilita a construção de estruturas como o túnel encontrado na manhã de hoje (08) após a fuga dos detentos.
Durante toda a manhã de hoje (08), a Polícia Militar deverá dar reforço à segurança na Irmão Guido para evitar que os presos se agitem. Os agentes estão fazendo a contagem dos detentos para poder identificar os que fugiram. Há ainda a possibilidade de o número de fugitivos ser ainda maior que 11.
Fonte: Portal O Dia