A Câmara Municipal de Santand od Piauí realizou na noite desta sexta (08) mais uma sessão ordinária presidida pelo vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Boges) do PSB, onde na pauta estavam três projetos de Lei do executivo municipal que foram discutidos e enviados para as comissões da casa para serem analisados, o primeiro é o que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para a Elaboração e Execução da Lei Orçamentária para o Exercício Financeiro de 2016, e o outro é que Institui o Código Sanitário do Município de Santana do Piauí e dá outras providências, o terceiro é o Projeto de Lei que muda o Regime Geral da Previdência da Prefeitura para o Regime Próprio da Previdência dos Servidores Públicos Municipais.
Ainda como pauta para a sessão estava um requerimento do Vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PSD, onde o mesmo solicitou ao prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB), um poste e a rede de energia de baixa tensão para a Rua São Miguel para que possa ligar a energias das casas que foram construídas pelo Governo do Estado, que foi aprovado no final da sessão.
O vereador Francisquinho aproveitou a oportunidade que o prefeito esteve na câmara e conversou logo com ele sobre seu requerimento, e pediu urgência na execução do serviço, haja vista que irá beneficiar algumas famílias carentes que realmente precisam ser atendidos pelo poder público municipal de Santana do Piauí.
A sessão desta sexta-feira foi realizada mais cedo, começou às 18: horas em função da câmara realizar em seguida uma sessão solene dedicada ao dia das mães, onde várias mulheres do município receberam flores, algumas foram sorteadas para receber brindes e ainda foi servido um coctel no final para todos os presentes.
O primeiro a fazer uso da tribuna foi o vereador Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) PR, que fez duras críticas a gestão do atual prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB). O tema o discurso do parlamentar foi sobre os recursos recebidos pelo município de Santana através do FPM, que segundo ele é mal administrado pelo gestor.
Segundo o edil, uma prova maior da má gestão foi o aniversário de 23 anos de emancipação política e administrativa do município ter passado em branco, a prefeitura não realizou nenhuma atividade para comemorar a data, pois segundo Chico Pedro, os recursos estão entrando todo mês, embora reconheça que precisava ser maior os repasses, mais de toda forma pouco é feito principalmente no que se refere a aplicação de recursos próprios no município.
Outro ponto abordado pelo parlamentar que aproveitou que a câmara estava completamente lotada, foi sobre o pagamento em atraso dos servidores principalmente os que prestam serviços e são apenas contratados. No final de seu discurso o mesmo parabenizou a todas as mães que estavam na sessão.
A vereadora Francinalva de Carvalho Brito Leal (Nauva) do PSB, defendeu a gestão do prefeito Ricardo dizendo que muito já foi feito pela prefeitura no atual mandato, e que muitas pessoas só veem o lado negativo das coisas, pois Ricardo tem se esforçado para fazer uma administração transparente embora saiba que muitas vezes, quando depende de recursos para agilizar sua administração, termina esbarrando na falta do dinheiro.
Nauva disse também que muito requerimentos apresentados na câmara realmente não são atendidos pelo prefeito, e que ver isso com muita tristeza, mais espera que o gestor possa entender que todo requerimento aprovado pela câmara é de interesse da população, e não de um ou outro parlamentar.
A parlamentar aproveitou e parabenizou o vereador Francisquinho pelo seu requerimento, e disse que o mesmo tinha seu apoio, pois são ações como essas que o trabalho no poder legislativo é reconhecido. Ela aproveitou e parabenizou todas as mães que estavam presentes na câmara pela passagem do dia das mães que acontecerá no próximo domingo (10).
O vereador Chico Borges ao falar da tribuna citou a importância dos três projetos que foram enviados para as comissões para serem analisados, bem como o que cada um deles representa para o município. O parlamentar disse ainda que a LDO vai ter um prazo especial, mais acredita que na última sessão do mês de maio que vai acontecer no dia (29), vai dar para colocar em pauta para a primeira votação e a segundo ficando para a primeira sessão do mês de junho.
Já sobre o projeto de lei que criará o Regime de Previdência dos Servidores Municipais, o mesmo vai marcar para a próxima semana uma viagem a cidade de Vera Mendes do Piauí para ver como funciona naquele município, e depois abrir mais uma discussão com os servidores municipais antes de colocar ele em votação.
O presidente aproveitou e parabenizou todas as mães que estavam na sessão em disse que mesmo não tendo mais mãe, ela continua representando todo o amor que aprendeu na vida, o que simboliza a importância de cada uma delas para as pessoas.
O vereador Francisco José de Carvalho (Francisquinho) do PSD, abriu seu discurso dizendo que tinha tomado uma decisão de não apresentar mais nenhum requerimento no seu mandato, justificando seu posicionamento em função do poder executivo municipal praticamente não atender, e com isso só quem perde é o povo, mas devido a uma necessidade urgente o mesmo colocou um que trata da ampliação da rede de energia para uma rua na sede do município onde irá beneficiar várias famílias.
Ainda durante seu pronunciamento Francisquinho disse que iria falar pessoalmente com o prefeito para resolver o caso o mais rápido possível, pois as famílias daquela rua não podem ficar as escolas, inclusive faltando energia em suas próprias casas. Logo em seguida ao termino da sessão o mesmo conversou com o prefeito Ricardo sobre o assunto e cobrou do mesmo uma resposta o quanto antes possível.