O Notícia da Manhã desta quinta-feira (14/05) teve participação da Secretária de Educação do estado, Rejane Dias, que falou sobre os projetos para a educação e as dificuldades encontradas pela secretaria.
Além de estar visitando e reformando escolas em todo o estado, a secretária afirma ainda que quer garantir professores de todas as disciplinas em todas as 676 escolas em todo o estado.
Ela conta que está fazendo reuniões com os diretores das escolas de Teresina. Para esta quinta, a secretária tem marcada uma reunião na 12ª Gerência Regional de Educação (GRE) para ver de perto a situação das escolas.
Existem no momento 308 obras paralisadas que serão reiniciadas. Cerca de R$ 14 milhões já foram liberados, e a Secretaria vai receber agora oito milhões para o reinicio dessas obras.
As escolas que precisam ser reformadas ou já estão sendo, são fiscalizadas pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), que busca saber cada etapa dessas obras.
“Não estamos parados. Já temos catalogadas 34 obras para serem entregues”, afirma a secretária.
Segundo Rejane Dias, essas reformas objetivam uma qualidade melhor do ensino a partir de uma estrutura mais decente para os alunos e para os professores.
A secretária conta ainda que desde que assumiu o mandato, regularizou a situação dos repasses de recursos para as escolas fazerem os pequenos reparos e pagou o transporte escolar.
“Problemas tem porque a situação que encontramos de endividamento da Secretaria da ordem de R$ 100 milhões não é fácil porque você tem que negociar”, explica Rejane Dias.
Fonte: 180graus