Anfetaminas, popularmente conhecidas como "rebites" entre os motoristas que precisam dirigir durante várias horas seguidas sem descanso. Elas são drogas estimulantes do sistema nervoso central e causam insônia (isto é, fica com menos sono), inapetência (ou seja, perde o apetite), e seu usuário sente-se cheio de energia e fala mais rápido ficando “ligado”.
De acordo com reportagem do Bom Dia Piauí, da TV Clube, na noite desta quarta-feira, (13/05), a Polícia Rodoviária Federal realizou uma fiscalização nas rodovias do Piauí para tentar encontrar essas drogas.
De janeiro a abril deste ano, mais de 500 comprimidos foram apreendidos.
Segundo informações da PRF, nesses 4 primeiros meses de 2015, 21 motoristas foram flagrados portando anfetamina e foram apreendidos 521 comprimidos.
A PRF afirma ter aumentado a fiscalização nas estradas para reprimir o uso dos rebites
"Nós temos intensificado mais exatamente agora por conta dos acidentes e só nesse ano entre 21 ocorrências foram apreendidos mais de 500 anfetaminas", disse a polícia.
Quando o motorista é encontrado com anfetaminas é obrigado a comparecer à uma audiência previamente marcada no Juizado Especial Criminal do município onde ocorreu a apreensão da droga. O autuado também fica sujeito às penas previstas na lei federal.
Fonte: 180graus