Por José Maria Barros
A Câmara Municipal de Picos realiza na próxima quarta-feira, 20 de maio, audiência pública para tratar sobre a abertura de uma clínica especializada no tratamento de pessoas com deficiência. O debate está previsto para as 19 horas e deverá contar com a presença dos proprietários da empresa, vereadores, médicos, familiares dos pacientes e a população em geral.
A clínica é denominada de Apaas - Associação Piauiense de Atenção e Assistência em Saúde – e fica localizada na rua Francisco Costa Araújo, centro de Picos. Tem como uma das proprietárias a médica Saara Jane Batista, filha do ex-deputado Isaac Batista de Carvalho e da ex-prefeita de Francisco Santos, Carleusa Santos.
A convite da médica Saara Jane, uma comitiva de vereadores de Picos visitou as instalações da clínica na última quinta-feira, 15. Na oportunidade os parlamentares tomaram conhecimento das dificuldades enfrentadas pela direção da Apaas para colocá-la em funcionamento e ficaram sensibilizados com o problema.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), que participou da visita, a Apaas já possui autorização do Ministério da Saúde para funcionar. Porém, entraves burocráticos dos gestores da secretaria estadual de Saúde impedem que a clínica entre em funcionamento, prejudicando milhares de pessoas.
“Nós estamos realizando essa audiência pública para cobrar explicações e entender o porquê de a Apaas ainda não está funcionando. Queremos saber o que está acontecendo na secretaria estadual de Saúde para não autorizar o funcionamento da clínica” – explicou o vereador Hugo Victor.
O presidente da Câmara disse ainda que durante a visita, a comissão de vereadores pode constatar a estrutura física de que dispõe a Apaas. Além de contar com equipes multiprofissionais qualificadas e capacitadas para a prestação de assistência especializada em reabilitação de pessoas com deficiência.
Baseado em informações da médica Saara Jana, Hugo Victor lembra que a Apaas atuará no prognóstico, tratamento e reabilitação continuada motora, auditiva, visual e intelectual. Sua equipe será composta por profissionais das mais diversas áreas, dentre as quais Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Fisioterapia, Ortopedia, Psicologia e Psiquiatria. Pelo menos 70% dos pacientes atendidos pela clínica serão oriundos do SUS – Sistema Único de Saúde.
Após a realização da audiência pública, os vereadores devem fazer uma visita aos gestores da saúde pública no estado do Piauí, e cobrar deles uma imediata solução para o problema.