/
Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (28).
A categoria decidiu em assembleia realizada no dia 20 de maio que iriam aderir ao movimento nacional e também paralisariam as atividades.
Segundo a coordenadora de finanças do Sindicato dos Docentes do Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Piauí (Sindifpi), Gilcelene Brito, 12 campus da instituição de ensino aderiram ao movimento grevista.
Ela estima que cerca de 10 mil estudantes ficaram sem aulas.
GREVE NACIONAL Segundo o sindicato nacional dos professores das instituições federais (Andes-SN), a greve foi aprovada no dia 16 de maio como "o último recurso encontrado pelos docentes para pressionar o governo federal a ampliar os investimentos públicos para a educação pública, e dar respostas ao total descaso do Executivo frente à profunda precarização das condições de trabalho e ensino nas Instituições Públicas Federais".
Em 2012, na maior greve organizada pelo sindicato, as instituições pararam em maio, e a maioria delas retomou as aulas apenas em setembro, depois de quase quatro meses de paralisação. O movimento chegou a atingir, em níveis diversos, 57 das 59 instituições.
Fonte: Com informações do G1