Matéria / Polícia

Caso Castelo: Delegado já começa a receber exames e adianta inquérito

Os menores estão internados no Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip)

10/06/2015 | Edivan Araujo
/

Na noite desta terça-feira (09/06), o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), confirmou que mais uma das meninas violentadas em Castelo do Piauí teve alta. Agora apenas uma permanece internada, já que Danielly Rodrigues morreu no último domingo e a outra, que estava em hospital particular, também já teve alta.

Em entrevista ao programa Jornal Cidade Verde, o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque disse que toda a equipe ficou feliz pela alta médica da menina, mas mesmo assim, todos continuam abalados, pois não conseguiram salvar Danielly.

A garota que permanece no HUT é a que chegou com o quadro mais grave, passou vários dias em tratamento, realizou diversas cirurgias, foi para a UTI, mas agora está numa unidade intermediária e existe a chance que ela receba alta médica nos próximos dias.

INQUÉRITO
O inquérito que investiga o crime praticado contra quatro adolescentes da cidade de Castelo do Piauí deve ser finalizado até esta quarta-feira (09/06), é o que prevê o delegado regional Laércio Evangelista, que acompanha o caso. Boa parte dos exames genéticos que foram solicitados já tiveram os resultados encaminhados à polícia, e agora o delegado corre para finalizá-lo, tendo em vista que quatro dos acusados são menores de idade.

"Como temos um caso de abuso envolvendo adolescentes estes dados são sigilosos, não podem ser revelados fora do segredo do inquérito. Mas alguns resultados já chegaram e a previsão é de que possamos concluir esta fase até amanhã", disse o delegado, por telefone, ao 180.

AUDIÊNCIA EM ATÉ 45 DIAS
O Juiz Antônio Lopes, titular da Vara da Infância e da Adolescência conversou com o 180 nesta manhã sobre o caso. Ele afirmou que a audiência que decidirá o futuro dos garotos será realizada pelo juiz Leonardo Brasileiro, e terá denúncia oferecida pelo promotor Cesário Cavalcante. O prazo para a realização da audiência é de que 45 dias, o que, se não ocorrer, acabará pondo em liberdade os quatro menores acusados no caso.

Os menores estão internados no Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), que para o juiz, é um centro de internação totalmente confiável e hoje o mais adequado da cidade para receber os garotos que são apontados como autores de um crime bárbaro. Para ele a única dificuldade que surge ao se tratar de casos de menores infratores é a falta de medidas de ressocialização nos centros de internação de Teresina.

Mesmo sem a finalização do inquérito, que irá indiciar os garotos, o juiz acredita que os garotos devem ser condenados por estupro e homicídio, tendo em vista o falecimento de uma das garotas.

MENORES PASSAM POR MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Em entrevista ao programa Jornal do Piauí da TV Cidade Verde, na tarde desta terça-feira (09/06), o diretor de atendimento socioeducativo da Sasc, Anderlly Lopes, informou que os adolescentes já estão passando por medidas socioeducativas no Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), que fica localizado no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina.

Ele informou que três dos menores estão no alojamento e o quarto estaria isolado. Eles não podem ver TV, estão completamente isolados no ´meio externo e apenas podem escutar uma rádio evangélica. Também participam de atividades esportivas, eventos religiosos e fazem trabalho manual na horta.

Segundo o diretor, funcionários do local foram orientados a não comentarem sobre a morte de Danielly com os quatro menores. Eles estão tendo assistência social e psicológica e estão desmonstrando bom comportamento, disse Anderlly.

Fonte: 180graus

Facebook