Por Luciano Barbosa
Será realizado em Picos, nesse sábado (13), o I Encontro dos Catanheiros do Semiárido do Piauí. Organizado pela coordenação do projeto “Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional: instrumento para monitoramento de políticas públicas”, o evento discutirá a segurança alimentar e nutricional bem como práticas e toda a cultura dos castanheiros piauienses.
A cultura da castanha na região de Picos tem sido base de sustentação econômica para inúmeras famílias e será objeto de discussão durante o encontro. Estão confirmadas as participações do deputado federal Nazareno Fonteles (PT), da presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Norma Alberto e da defensora Pública Yana Gonçalves. Na oportunidade, será ainda apresentado o resultado de uma pesquisa desenvolvida com as castanheiras pela professora Doutora Janaina Aragão.
O encontro deve reunir castanheiros, políticos, estudantes universitários e demais interessados na agricultura familiar e na área de nutrição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento, que tem início marcado para as 8 horas do sábado, no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Picos. O evento acontecerá por todo o sábado com término previsto para as 16 horas. Haverá certificado de participação equivalente a 25 horas/aula.
Confira a programação:
Programação do Encontro das Castanheiras dia 13 de Junho
Sábado pela manhã
08:00h – Recepção dos participantes
08:20 – Composição da mesa de abertura
09:00 – Apresentação da pesquisa desenvolvida com as Castanheiras (Prof. Doutora Janaina Aragão).
10:00 – Apresentação do documentário sobre as Castanheiras
10:15 – Palestra com o prof. Nazareno Fonteles (Segurança Alimentar e Nutricional)
11:20 – Intervalo
11:30 – Palestra com a presidente do CONSEA - Norma Alberto
12:40 – Encerramento
Sábado à tarde
14:00h ás 16:00 – realização de dois minicursos.
I – Segurança Alimentar e agricultura sustentável (30 vagas)
II – Responsabilidade civis e criminais na produção, distribuição e comercialização de alimentos e suas implicações sócio - econômicas. (30 vagas)
Será ministrado por Yana de Moura Gonçalves - Defensora Pública do Piauí