Matéria / Cidades

Fazenda da Esperança: Retorno à Vida

26/08/2011 |
/ Há 28 anos A Obra Social Nossa Senhora da Glória ou “Fazenda da Esperança” tem desenvolvido um papel muito importante na sociedade. É uma comunidade terapêutica de recuperação dos mais variados tipos de dependência química, como álcool e drogas. A entidade desenvolve outros trabalhos sociais ligados a obra como a Casa Sol Nascente para portadores de HIV.

Há 28 anos A Obra Social Nossa Senhora da Glória ou “Fazenda da Esperança” tem desenvolvido um papel muito importante na sociedade. É uma comunidade terapêutica de recuperação dos mais variados tipos de dependência química, como álcool e drogas. A entidade desenvolve outros trabalhos sociais ligados a obra como a Casa Sol Nascente para portadores de HIV.

Sem fazer uso de medicamento, o método terapêutico recupera os jovens através da Convivência ( do tipo familiar como instrumento para a mudança de mentalidade ), Trabalho (como fonte auto-sustentação e terapia ocupacional ) e a Espiritualidade ( tendo como prioridade a prática dos ensinamentos do Evangelho) e que acontece num período de um ano de internação, sendo que o indivíduo ciente do  método, escreve uma carta e aceita de livre escolha essa caminhada de libertação.

O trabalho desenvolvido pela Família da Esperança, uma associação de fiéis de berço católico com base no carisma da pobreza dos Franciscanos e o carisma da unidade do movimento dos Focolares, mantêm a Fazenda atuante no Brasil e no mundo.

O sucesso obtido na recuperação dos jovens fez com que a Fazenda da Esperança crescesse chegando em 2011 a mais de 80 centros masculinos e femininos em vários Estados brasileiros e no exterior, havendo Fazendas na Alemanha,  Guatemala,  Rússia, Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai, México, Filipinas, Moçambique, Portugal e mais países pedem uma Fazenda da Esperança.

A Fazenda da Esperança tem como fundadoreso Frei Hans Stapel, Nelson Geovanelli, Lucilene Rosendo e Iraci Leite, através de experiências do amor e da vivencia concreta do evangelho, nasceu a Fazenda da Esperança, o Santuário da Nova Evangelização. As estatísticas são precisas e cerca 80% dos que passam um ano internados nas fazendas da esperança nesses 28 anos de história, se recuperaram e estão bem no seu convívio familiar, no trabalho, e hoje são referências pelo mundo inteiro.

Em Picos o Grupo Esperança Viva desenvolve uma campanha de arrecadação de fundos e matérias de construção para que seja levantada a casa piloto da Fazenda da Esperança Nossa Senhora dos Remédios, que ficará localizada no município de Itainópolis e terá sua Pedra Fundamental lançada no dia 11 de setembro.

Atualmente o Piauí conta apenas com uma Fazenda, localizada no Município de Campo Maior, a construção da Fazenda da Esperança na Diocese de Picos nasce junto com a necessidade de atender a diversos jovens desta e de outras regiões no combate ao vício das drogas. Para ajudar, entre em contato com o Pe. Gregório Leal Lustosa, na Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

Fonte: Rômulo Neiva

Edição: Pascom Diocesana

Facebook