Como gesto concreto da VI Caminhada da Solidariedade e da Paz, realizada em junho de 2010, a Diocese de Picos inaugura nesta sexta-feira, 26, o Espaço Comunitário Pró-Vida, no Bairro Pedrinhas.
Trata-se de uma mini-fábrica de peças íntimas cujo trabalho será desempenhado por mulheres de baixa renda que antes não tinham emprego, e a partir de sexta-feira entrarão oficialmente no mercado de trabalho. Baseado no tema da Campanha da Fraternidade do ano passado, “Economia a Serviço da Vida”, o Espaço Comunitário vem atender a uma das necessidades encontradas no Bairro Pedrinhas, que é a geração de emprego a partir do associativismo entre pessoas de baixa renda. Um dos primeiros passos para atingir esse objetivo foi entender a realidade local para desenvolver um gesto concreto que gerasse transformação social. Em seguida foi dado início à construção do prédio, aquisição do maquinário e capacitação das pessoas envolvidas no projeto. Entre as atividades, o Senai capacitou 26 mulheres do bairro com o curso de Confecção de Peças Íntimas, destas, 09 mulheres darão início ao projeto. A programação para abertura do Espaço Comunitário Pró-Vida tem início com a Santa Missa às 19h na Igreja Sagrada Família, em seguida acontece a inauguração do ambiente, havendo a bênção do local e a prestação de contas sobre os recursos aplicados neste gesto concreto.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: Inauguração do Espaço Comunitário Pró – Vida Gesto Concreto da VI Caminhada da Solidariedade e da Paz Sexta-feira (26/08/2011) – Bairro Pedrinhas Dia 26/08: 19:00 h – Missa em Ação de Graças. Local – Igreja Sagrada Família – Bairro Pedrinhas (Paróquia São Francisco de Assis). 20:00 h – Inauguração do Espaço Comunitário Pró – Vida. Local – Espaço atrás da Igreja Sagrada Família.
Cerimonial de Inauguração 20:05 h – Inauguração Oficial com o corte da fita – Dom Plínio José Luz da Silva e Pe. Francisco Pereira Borges (Pe. Chiquinho). 20:10 h – Benção das Instalações do Espaço Comunitário Pró – Vida 20:40 h – Fala do Coordenador Geral da Caminhada da Solidariedade e da Paz – Pe. Francisco Pereira Borges (Pe. Chiquinho). 20:50 h – Prestação de contas e agradecimentos por Maria de Lourdes Leal (Membro da Coordenação da Caminhada da Solidariedade e da Paz que acompanhou os trabalhos de construção do espaço e capacitação da equipe de mulheres). 21:00 h – Palavra do Pároco da Paróquia São Francisco de Assis – Pe. Flávio de Souza Santiago. 21:05 h – Entrega da chave do Espaço ao Coordenador do Projeto Pró – Vida (Sr. Helvídio João de Lima). 21:10 h – Apresentação do grupo de mulheres do projeto e explicação do funcionamento do mesmo por Helvídio João de Lima. 21:15 h – Corte do bolo, parabéns e encerramento pela Coordenação da Caminhada da Solidariedade e da Paz.
Fonte: Pascom
|