Matéria / Educacao

Docentes da UFPI devem decidir por greve em assembleia geral da categoria

Em Teresina, o encontro deve acontecer no auditório da ADUFPI, localizado na Av. Ininga, a partir das 15 horas.

30/06/2015 | Edivan Araujo
/

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí vai realizar nesta terça-feira (30) assembleias gerais em Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus para discutir sobre a deflagração da greve da categoria. Em Teresina, o encontro deve acontecer no auditório da ADUFPI, localizado na Av. Ininga, a partir das 15 horas.
Segundo o sindicato, nos encontros deverão ser discutidos os informes da instituição e a construção de uma data para deflagração de greve na UFPI. A greve geral pautada no último encontro, apesar de ter tido a maioria dos votos, não foi aprovada por não ter dois terços dos votos a favor. 

A decisão de uma nova assembleia foi tomada devido os fatores encontrados nas universidades federais do interior do Piauí e por conta da reunião que o sindicato nacional ANDES teve com o Ministério da Educação (MEC), que contrariou as expectativas dos professores, de que seria iniciada uma negociação efetiva com os docentes. 

De acordo com professor Alexis Leite, diretor sindical da ADUFPI, o Governo Federal não está preocupado com o rumo que a educação está tomando no Brasil. 

“O MEC e o governo da presidente Dilma não reconhecem as reivindicações da nossa categoria e vai à contramão da mesma, e ainda aponta para a aprovação do Projeto de Lei 2177/2011, que prevê reforçar a autonomia das universidades via privatização. Não podemos deixar que o descaso continue, temos que mostrar nossa insatisfação”, pontuou o docente. 

As principais pautas de reivindicações dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE) são: defesa do caráter público da universidade, condições de trabalho, garantia de autonomia, reestruturação da carreira, valorização salarial de ativos e aposentados, entre outros.

Fonte: Portal Az

Facebook