O Ministério da Educação (MEC) divulgou na terça-feira resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O MEC divulgou que mil estudantes piauienses aprovados e os cursos oferecidos são para técnico em Logística, técnico em Informática, técnico em Segurança do Trabalho, técnico em Enfermagem, técnico em Meio Ambiente, técnico em Edificações, técnico em Radiologia, técnico em Eletrotécnica, técnico em Química, técnico em Farmácia, técnico em Mecânica, técnico em Estética, técnico em Massoterapia, técnico em Cuidados de Idosos, técnico em Nutrição e Dietética, técnico em Informática para Internet, técnico em Rede de Computadores, Computação Gráfica, técnico em Orientação Comunitária, técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, técnico em Análises Clínicas, técnico em Agropecuária, técnico em Agronegócios,
técnico em Eletromecânica e técnico em Guia de Turismo.
Os participantes já podem consultar na internet a lista dos aprovados.
Os aprovados deverão fazer a matrícula nas instituições nas quais foram aprovados, a partir desta quarta-feira até sexta-feira.
Para quem ficou de fora desta leva, a segunda chamada será divulgada 14 de julho, com matrículas de 15 a 17 do mesmo mês. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto.
As vagas que não forem preenchidas serão ofertadas na internet, na página do Sisutec, no período de 20 de julho a 2 de agosto. Qualquer pessoa poderá se inscrever nessa etapa, independentemente de ter feito o Enem. A única exigência é ter concluído o ensino médio.
Para esta edição, foram disponibilizadas de 83.641 vagas em 515 municípios de todo o país, por meio da iniciativa Bolsa-Formação, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As oportunidade são voltadas a pessoas que concluíram o ensino médio.
Os cursos são oferecidos pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, redes públicas estaduais, instituições particulares habilitadas pelo Pronatec e serviços nacionais de aprendizagem do Sistema S.
As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. O candidato também deve comprovar participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, com nota na prova de redação que não tenha sido zero.
A divulgação dos resultados da primeira chamada está prevista para 7 de julho. Já a segunda chamada está programada para 14 do mesmo mês. Após a realização das duas chamadas, todos os estudantes que tenham concluído o ensino médio entre 2012 e 2014 podem concorrer às remanescentes.
ÂÂÂ Fonte:Meio Norte