A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Centro de Apoio Psicosocial aos usuários de Álcool e Drogas (Caps-AD) e a Coordenação de Combate ao Tabagismo, promoveram durante a segunda-feira (29) na sede do Conselho Municipal de Saúde de Picos, várias atividades voltadas ao Dia de Combate ao Tabagismo, dia 29 de agosto.
No primeiro momento da manhã os profissionais da Atenção Básica, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Programa de Saúde da Família (PSF) participaram de uma palestra com a médica psiquiatra do Caps-AD Geoconda Cronemberg, sobre a fisiologia do tratamento dos fumantes e a parte de medicação.
Já no segundo momento a Sub-Coordenadora do Tabagismo, Socorro Rêgo, ministrou uma palestra sobre a abordagem mínima básica, que se trata da abordagem cognitiva, comportamental e psicológica. "Nesse segundo momento vamos treinar os profissionais da atenção básica sobre a abordagem mínima, que seria uma conversa com o paciente-fumante com a duração de três a cinco minutos", explicou Socorro Rêgo.
No período da tarde outra atividade realizada foi o atendimento da abordagem intensiva com um grupo formado por 25 fumantes. A abordagem intensiva consiste em um acompanhamento especializado por um médico, por um psicólogo, por uma assistente social, por um enfermeiro e por uma fisioterapeuta.
O tratamento de abordagem intensiva tem a duração de um ano e é proporcionado pelo o Instituto Nacional de Câncer - INCA e pela SMS, conforme a dependência do fumante o tratamento é feito através de adesivo, de medicação oral ou da goma de mascar. "O tratamento começa com quatro reuniões semanais no primeiro mês, seguindo um cronograma de encontros até completar todo o tratamento no período de doze meses. É importante que as pessoas tenham consciência que o fumo é extremamente prejudicial a saúde e comecem a se tratar ", disse a Secretaria Municipal de Saúde Hildegardes Medeiros.
De acordo com a Coordenação do Tabagismo em Picos, quem desejar fazer o tratamento deve procurar o Posto de Saúde mais próximo ou a sede da Coordenação de Combate ao Tabagismo na SMS.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).
Fonte: Secom