Após inauguração, no último sábado (27), da Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, o governador Wilson Martins informou que a meta de planejamento do governo é ampliar o número de vagas no seu sistema prisional.
A previsão é que ainda para 2011 sejam retomadas as obras das penitenciárias de Altos e Campo Maior e o início da construção das penitenciárias de Floriano e Parnaíba, além de dois novos pavilhões na Casa de Custódia de Teresina.
Somente com a implantação da Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, foram criadas 130 novas vagas para o sistema prisional piauiense. De acordo com o diretor de Presídios da Secretaria de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, tenente Anselmo Portela, mais 600 vagas deverão ser criadas em breve.
"Para a construção das penitenciárias da Floriano e Parnaíba, estamos apenas esperando a liberação de recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen)", afirma o tenente Anselmo Portela, referindo-se ao órgão do Ministério da Justiça, responsável pela fiscalização das penitenciárias de todo o país e pela gestão da Política Penitenciária Brasileira. "Esperamos que esses recursos sejam liberados ainda esse ano", completa.
Com informações do Governo do Estado
Imagem web