Alto índice de trabalho de adolescentes na rua Coronel Francisco Santos. Foto: Jailson Dias
Após receber a denúncia de adolescentes trabalhando como flanelinhas nas principais ruas e avenidas de Picos, o presidente do Conselho Tutelar, Alcebíades Araújo informou que as rondas serão reforçadas nesses pontos com o objetivo de coibir essa prática. Ele apontou que os pais serão responsabilizados pela infração.
“A grande maioria são explorados pelos pais e há o perigo de se enveredarem pelo caminho das drogas”, comentou Alcebíades. Sobre a explicação de muitos pais, alegando necessidade de complementar a reduzida renda familiar, o presidente do conselho declarou que muitos programas do governo federal podem auxiliar muito mais as famílias do que a renda com o trabalho infantil.
“A qualquer momento o conselho estará realizando esse trabalho (rondas e blitz) em dias alternados, com a Polícia Militar, para que esses adolescentes sejam encaminhados aos pais, e eles serão responsabilizados pelos filhos estarem trabalhando de forma irregular”, explicou o presidente do conselho.
Alcebíades Araújo disse ainda ter percebido que adolescentes haviam deixado de trabalhar como flanelinha, mas voltaram a ser exploradas. “Passado mais de uma semana alguns estão retornando ao trabalho irregular. A única forma de trabalho permitido aos adolescentes é o de aprendiz”, explicou.
A Praça Felix Pacheco e a rua Coronel Francisco Santos são os pontos onde mais se verifica a exploração dos adolescentes.
Fonte: riachaonet